Leia mais:
Leia mais:
Você sabe o que é a Campanha do Laço Branco? [Podcast Papo de Enfermeiro #04]
Blog do Nurse: Bloco de Enfermagem Cirúrgica ganha atualização!
Você sabia que existe uma Semana Mundial do Aleitamento Materno? [Podcast Papo de Enfermeiro #01]
Assistência de enfermagem perioperatoria ao paciente submetido a prostatectomia
Novidades em prescrições de enfermagem! [Blog do Nurse]

Enfermagem: piso salarial nacional é aprovado por unanimidade no Senado segue para a Câmara

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Foi aprovado por unanimidade no Plenário do Senado Federal nesta quarta-feira (24/11), o projeto de lei que institui o piso salarial nacional dos profissionais de enfermagem. Agora o texto segue para ser analisado pela Câmara dos Deputados.

De autoria do senador Fabiano Contarato (Rede/ES) e de relatoria da senadora Zenaide Maia (Pros/RN), o Projeto de Lei PL 2.564/2020 fixa o piso salarial de enfermeiros em R$ 4.750. Já os técnicos deverão receber, no mínimo, 70% desse valor e auxiliares e parteiras, 50%.

Esse valor deve ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. Os valores deverão ser reajustados anualmente, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A possibilidade de compensação de horários e redução da jornada acontecerá, de acordo com o projeto de lei, mediante acordo ou convenção coletiva. A futura lei deve entrar em vigor no primeiro dia do exercício financeiro seguinte ao de sua publicação.

Leia também: O cuidado dos profissionais de enfermagem com as mulheres em situação de violência

Enfermagem: piso salarial nacional é aprovado por unanimidade no Senado segue para a Câmara

Homenagem

Em entrevista ao portal do Senado, Fabiano Contarato sustentou que a aprovação desse projeto de lei, depois de mais de três décadas de luta, é a melhor homenagem a esses profissionais que, em meio ao maior desafio sanitário já enfrentado neste século, colocam diariamente suas vidas em risco para salvar as vítimas da Covid-19.

Ainda segundo o senador, no Espírito Santo — seu estado —, a remuneração média dos enfermeiros é inferior a dois salários mínimos. “Cerca de 85% desses profissionais são mulheres e mais de 53% são pretos e pardos”, lembrou Contarato ao cobrar mais valorização para os profissionais da enfermagem, lamentou a misoginia, a homofobia e o racismo institucional que ao longo dos anos marcou o posicionamento dos políticos no país.

Segundo Zenaide Maia, com um piso salarial nacional, será possível oferecer serviços de saúde com mais qualidade a todos os brasileiros. “Essa valorização trará uma melhoria na qualidade do atendimento e vai estimular a interiorização de mais profissionais”, disse a senadora.

Emendas

Foram apresentadas onze emendas em Plenário do Senado Federal, das quais quatro foram aceitas de forma parcial. Uma delas foi assegurar a manutenção dos salários vigentes superiores ao piso, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado, como forma de garantir a irredutibilidade do salário.

Outra emenda foi o desmembramento das diversas instâncias de empregadores ou contratadores de enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, além de parteiras, para fazer distinção entre “celetistas” e estatutários públicos.

Saiba mais: Novidades em prescrições de enfermagem! [Blog do Nurse]

“Esse resultado só foi possível graças à imensa mobilização da categoria em todo o país. Por meio de lideranças, profissionais, professores, pesquisadores e estudantes, a nossa luta ganhou repercussão e nos trouxe até aqui. A enfermagem hoje é a imagem da luta em defesa da vida e de um futuro melhor, para todas e todos. Agora, o processo continua na Câmara. Fale com sua deputada ou seu deputado e peça apoio a nossa causa. Vamos conquistar um piso justo, já”, destacou a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, em entrevista ao portal da entidade.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.