Enfermagem: piso salarial nacional é aprovado por unanimidade no Senado segue para a Câmara

Foi aprovado no Plenário do Senado Federal o projeto de lei que institui o piso salarial nacional dos profissionais de enfermagem.

Foi aprovado por unanimidade no Plenário do Senado Federal nesta quarta-feira (24/11), o projeto de lei que institui o piso salarial nacional dos profissionais de enfermagem. Agora o texto segue para ser analisado pela Câmara dos Deputados.

De autoria do senador Fabiano Contarato (Rede/ES) e de relatoria da senadora Zenaide Maia (Pros/RN), o Projeto de Lei PL 2.564/2020 fixa o piso salarial de enfermeiros em R$ 4.750. Já os técnicos deverão receber, no mínimo, 70% desse valor e auxiliares e parteiras, 50%.

Esse valor deve ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. Os valores deverão ser reajustados anualmente, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A possibilidade de compensação de horários e redução da jornada acontecerá, de acordo com o projeto de lei, mediante acordo ou convenção coletiva. A futura lei deve entrar em vigor no primeiro dia do exercício financeiro seguinte ao de sua publicação.

Leia também: O cuidado dos profissionais de enfermagem com as mulheres em situação de violência

Enfermagem: piso salarial nacional é aprovado por unanimidade no Senado segue para a Câmara

Homenagem

Em entrevista ao portal do Senado, Fabiano Contarato sustentou que a aprovação desse projeto de lei, depois de mais de três décadas de luta, é a melhor homenagem a esses profissionais que, em meio ao maior desafio sanitário já enfrentado neste século, colocam diariamente suas vidas em risco para salvar as vítimas da Covid-19.

Ainda segundo o senador, no Espírito Santo — seu estado —, a remuneração média dos enfermeiros é inferior a dois salários mínimos. “Cerca de 85% desses profissionais são mulheres e mais de 53% são pretos e pardos”, lembrou Contarato ao cobrar mais valorização para os profissionais da enfermagem, lamentou a misoginia, a homofobia e o racismo institucional que ao longo dos anos marcou o posicionamento dos políticos no país.

Segundo Zenaide Maia, com um piso salarial nacional, será possível oferecer serviços de saúde com mais qualidade a todos os brasileiros. “Essa valorização trará uma melhoria na qualidade do atendimento e vai estimular a interiorização de mais profissionais”, disse a senadora.

Emendas

Foram apresentadas onze emendas em Plenário do Senado Federal, das quais quatro foram aceitas de forma parcial. Uma delas foi assegurar a manutenção dos salários vigentes superiores ao piso, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado, como forma de garantir a irredutibilidade do salário.

Outra emenda foi o desmembramento das diversas instâncias de empregadores ou contratadores de enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem, além de parteiras, para fazer distinção entre “celetistas” e estatutários públicos.

Saiba mais: Novidades em prescrições de enfermagem! [Blog do Nurse]

“Esse resultado só foi possível graças à imensa mobilização da categoria em todo o país. Por meio de lideranças, profissionais, professores, pesquisadores e estudantes, a nossa luta ganhou repercussão e nos trouxe até aqui. A enfermagem hoje é a imagem da luta em defesa da vida e de um futuro melhor, para todas e todos. Agora, o processo continua na Câmara. Fale com sua deputada ou seu deputado e peça apoio a nossa causa. Vamos conquistar um piso justo, já”, destacou a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, em entrevista ao portal da entidade.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades