Entrópio involucional: o enfraquecimento palpebral com a idade

O entrópio involucional (senil) é caracterizado pela rotação interna da margem palpebral que empurra os cílios contra a córnea e o globo ocular. Saiba mais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O entrópio involucional (senil) é caracterizado pela rotação interna da margem palpebral que empurra os cílios contra a córnea e o globo ocular. Consiste na degeneração senil dos tecidos elásticos e fibrosos da pálpebra. Afeta principalmente a pálpebra inferior, uma vez que a superior possui um tarso mais largo e mais estável.

Sua ocorrência é explicada por um conjunto de fatores: flacidez horizontal e instabilidade vertical da pálpebra causada por atenuação, deiscência ou desinserção dos retratores da pálpebra inferior; flacidez do septo orbitário com prolapso da gordura orbital para o interior da pálpebra inferior; e cavalgamento do músculo orbicular pré-septal sobre o pré-tarsal, que tende a mover a borda inferior do tarso anteriormente, para longe do olho, e a borda superior em direção ao olho, virando então a pálpebra para dentro.

Leia mais: Tumor benigno de pálpebra: papiloma de células escamosas

O atrito constante dos cílios na córnea em pacientes com entrópio de longa duração pode causar irritação, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, injeção conjuntival e ceratopatia puntata superficial (erosões corneanas). Nos casos graves, podem ocorrer afinamento corneano, ulceração e formação de pannus. É fundamental, uma avaliação sob lâmpada de fenda minuciosa, para avaliação de tais alterações.

O tratamento temporário é feito com lubrificantes, quimiodenervação do músculo orbicular com injeção de toxina botulínica ou lentes de contato terapêuticas. A eversão da margem palpebral para longe do globo e a fixação dela em posição adequada com fita adesiva pode ser medida temporária útil também. Nos casos de ceratopatia puntata superficial pode ser prescrito pomada antibiótica três vezes ao dia.

Para a correção permanente, o tratamento cirúrgico costuma ser necessário. Proporciona excelentes resultados tanto do ponto de vista funcional quanto estético, conferindo ao paciente lubrificação corneana adequada e conforto. É realizado um “encurtamento” da pálpebra inferior através de um corte cirúrgico realizado no canto lateral com pontos de fixação e remoção de parte do músculo orbicular com o intuito de restabelecer a pálpebra para sua posição correta.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades