ESC 2023: Qual a duração ideal da anticoagulação para TVP em pacientes com câncer?

Estudo multicêntrico comparou anticoagulação de trombose venosa profunda (TVP) distal com edoxabana por 12 ou 3 meses.

O tratamento para trombose venosa profunda (TVP) é a anticoagulação. Ainda há dúvidas em relação aos diversos aspectos do tratamento em pacientes com câncer, incluindo sua duração ideal, já que a maioria dos estudos exclui esse grupo de pacientes.

Assim, no ultimo dia do Congresso Europeu de Cardiologia, foram apresentados os resultados do estudo ONCO DVT, o primeiro estudo randomizado que avaliou duração de tratamento de TVP em pacientes com câncer tratados com edoxabana.

ESC 2023: Qual a duração ideal da anticoagulação para TVP em pacientes com câncer?

Métodos do estudo e população envolvida

Foi estudo multicêntrico japonês, randomizado, aberto, de superioridade, que comparou tratamento de TVP distal com edoxabana por 12 ou 3 meses. A medicação era administrada via oral, na dose de 60 mg 1x ao dia. Pacientes com clearence de creatinina entre 30 e 50 mL/minuto, peso menor ou igual a 60 kg ou uso concomitante de inibidores da glicoproteína P recebiam dose de 30 mg 1x ao dia.

Os critérios de inclusão eram presença de câncer ativo e TVP distal isolada recém diagnosticada, confirmada por ultrassonografia. Foram excluídos os que estavam usando anticoagulantes na randomização, que tinham contraindicação a edoxabana, sobrevida esperada menor que 3 meses ou embolia pulmonar.

O desfecho primário era recorrência sintomática de TVP ou morte relacionada a TVP em 12 meses e o desfecho secundário era sangramento maior em 12 meses.

Leia também: ESC 2023: A inteligência artificial irá substituir os cardiologistas?

Resultados

Foram incluídos 604 pacientes com idade média de 70,8 anos, sendo 72% do sexo feminino. Os cânceres mais frequentes eram de ovário (14%), útero (13%), pulmão (11%), cólon (9%) e pâncreas (8%). Os outros eram estômago, hematológicos e de mama. Pouco mais de 20% tinham doença metastática e mais de 70% fizeram uso de edoxabana em dose reduzida, geralmente por conta de peso reduzido.

O desfecho primário ocorreu em 1% no grupo anticoagulado por 12 meses e em 7,2% no anticoagulado por 3 meses (OR 0,13; IC95% 0,03-0,44) e a ocorrência de sangramento maior foi semelhante entre os grupos. Não houve diferença nos subgrupos de acordo com idade, sexo, peso e função renal, presença de anemia, número de plaquetas, história de sangramento maior ou presença de metástases.

Importante o dado que em 3 meses, pouco mais de 20% dos pacientes do grupo anticoagulação haviam suspendido a medicação, seja por sangramento ou progressão de doença.

Comentários e conclusão

Pacientes com TVP distal isolada parecem ter benefício de anticoagulação por tempo mais prolongado, já que há redução de recorrência de TVP e morte relacionada a trombose, sem diferença na ocorrência de sangramento.

Este foi o primeiro estudo randomizado que avaliou tempo de anticoagulação em pacientes com câncer e TVP distal isolada e deve ter impacto na prática clínica. Porém, ainda é necessário entender se este estudo é generalizável para pacientes com diferentes tipos de câncer e com risco de sangramento mais alto.

Acompanhe o European Society of Cardiology (ESC 2023) no portal Ayfa

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.