Leia mais:
Leia mais:
ANS aprova incorporação de seis terapias orais contra o câncer por planos de saúde
Esclerose Múltipla: oportunidade para contribuição em Consulta Pública
Esclerose Múltipla pode ganhar mais opções de tratamento pelo SUS
ANS define novas coberturas dos planos de saúde
Consulta pública sobre atualização da cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde

Esclerose Múltipla: oportunidade para contribuição em Consulta Pública

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Este conteúdo foi produzido pela PEBMED, em parceria com Novartis de acordo com a Política Editorial e de Publicidade do Portal PEBMED.

Uma doença que atinge entre 2 a 2,5 milhões de pessoas no mundo1, causando dor, fadiga, perda cognitiva e limitações físicas2, cujos primeiros sintomas podem passar despercebidos3, deve ser amplamente falada e conhecida pela sociedade. Por isso, é importante falar sobre a Esclerose Múltipla e trazer esse debate para todas as esferas da sociedade.

A comunidade global de pessoas afetadas pela doença promove ações de conscientização, ao longo do ano inteiro. O intuito é trazer uma mensagem positiva para pacientes, amigos e familiares, estimulando-os a partilhar histórias, sensibilizar o público e conscientizar os demais sobre este impactante problema neurológico.

Como ampliar as opções de tratamentos oferecidos aos pacientes?

A conscientização gera mobilização. Uma das formas de participar ativamente da construção de melhores políticas públicas em saúde, para garantia de acesso integral aos serviços, é por meio de Consultas Públicas (CP). A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), abriu recentemente a CP n° 97 sobre a inclusão de terapia para o tratamento de pacientes com esclerose múltipla no rol de coberturas obrigatórias dos planos de saúde4.

Como você pode participar?

A participação de especialistas, pacientes e da população em geral, até o dia 20/06/2022, contribuirá para a decisão do órgão. Se quiser participar e acompanhar, acesse o site da ANS e confira o passo a passo no vídeo abaixo.

Momento crucial

Nos últimos meses, consultas públicas da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) também ouviram a opinião da sociedade sobre inclusão de terapias para Esclerose Múltipla no Sistema Único de Saúde (SUS).

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# 1. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Esclerose Múltipla. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/protocolos-clinicos-e-diretrizes-terapeuticas-pcdt/arquivos/2022/portal_portaria-conjunta-no-1-pcdt_esclerose-multipla.pdf. Acesso em maio de 2022 # 2. Zwibel HL. Contribution of Impaired Mobility and General Symptoms to the Burden of Multiple Sclerosis. 2010;26(2009):1043–57. # 3. Thompson AJ, Banwell BL, Barkhof F, Carroll WM, Coetzee T, Comi G, et al. Diagnosis of multiple sclerosis: 2017 revisions of the McDonald criteria. Lancet Neurol [Internet]. 2018 Feb;17(2):162–73. Available from: https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S1474442217304702 # 4. Consulta Pública - CP nº 97 tem como objetivo receber contribuições para a revisão da lista de coberturas dos planos de saúde. Agência Nacional de Saúde Suplementar. Disponível em https://www.gov.br/ans/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-da-sociedade/consultas-publicas/consulta-publica-cp-no-97-tem-como-objetivo-receber
Referências bibliográficas:

    Este conteúdo foi produzido pela PEBMED, em parceria com Novartis de acordo com a Política Editorial e de Publicidade do Portal PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.