Leia mais:
Leia mais:
Afinal, o tipo sanguíneo influencia na gravidade da Covid-19?
Covid-19: O que precisamos saber sobre os testes rápidos para a prática clínica?
Duas doses da CoronaVac neutralizam ação da variante Ômicron? 
Anvisa pede atualizações a farmacêuticas sobre uso de anticorpos monoclonais contra Covid-19
Covid-19: OPAS/OMS alerta sobre o uso racional de testes de diagnóstico

Escolha de sofia: se faltam leitos, a idade deve ser fator de escolha?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Com o surgimento da pandemia de Covid-19 e com o grande fluxo de pacientes graves com necessidade de tratamento intensivo e acometimento de muitos pacientes idosos, diversos centros hospitalares de todo o mundo ficaram com seus CTIs superlotados e com déficit de leitos disponíveis para todos os pacientes, o que gerou uma grande preocupação com a real e efetiva capacidade de acomodação em situações parecidas. Nesse contexto, não houve outra saída, a não ser definir emergencialmente critérios de escolha de ocupação para esses pacientes nos leitos.

Dentro desses critérios, discussões acerca da idade de cada paciente como fator de corte para a escolha de ocupação do leito foram lançadas. Quem deveria ser escolhido para ocupar o último leito do CTI? Pacientes mais jovens deveriam ser priorizados em relação aos mais velhos nesse cenário assustador? Esta questão tornou-se demasiadamente discriminatória e a conduta em relação a idade permanece sem solução. O que é considerado ético ou não, difere entre diferentes culturas, como por exemplo a permissão em alguns países da escolha do paciente em determinar até onde ir com o seu tratamento e a regularização da realização da eutanásia em pacientes terminais.

Leia também: CBMI 2021: manejo do status epilepticus na UTI

, a idade deve ser fator de escolha

Estudo

Os autores de uma carta encaminhada ao Intensive Care Med, em final de novembro de 2021, questionam a ocorrência de limitação de tratamento e pressão sofrida pelos pacientes mais velhos em unidades de tratamento intensivo durante a pandemia por Covid-19. com isso, desenvolveram um estudo com 2.984 pacientes, prospectivo e observacional, abrangendo 35 países do mundo denominado “The Corona Virus disease in Very Elderly Intensive care Patients” (Covid em pacientes muito idosos em unidades de terapia intensiva).

Saiba mais: Temas controversos em UTI: hipotensão arterial

Nesse estudo onde foi analisado a relação de limitações na conduta, definidas como alta ou permanência no leito, entre a idade e o aumento do número de pacientes acometidos, evidenciou-se que essas limitações ocorriam mais em direção aos pacientes mais jovens a medida que a população de pacientes ia aumentando. Além da idade, fatores epidemiológicos como sexo e fatores como fragilidade do paciente e grau de severidade da doença também influenciaram nas limitações de conduta nos pacientes graves que necessitam de tratamento intensivo.

Conclusão

Portanto, apesar de algumas limitações encontradas, concluiu-se que nesse cenário de pandemia, o grande aumento do número de pacientes infectados necessitando de tratamento intensivo em um sistema de saúde extremamente pressionado, exerceu importante papel nas decisões das condutas clínicas na população mais idosa de pacientes internados.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Jung C, et al. The relationship between treatment limitations and pressure on intensive care units in elderly patients. Intensive Care Med. 2021 Nov 5;1-2. doi: 10.1007/s00134-021-06553-5.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.