Especial Olimpíadas – Atuação da enfermagem desportiva em grandes eventos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A enfermagem é uma profissão dinâmica e que é a base profissional do cuidado em saúde. Com a pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2 a necessidade de medidas de proteção e de avaliação de saúde, se faz presente em todos os locais onde circulam pessoas. As Olimpíadas de Tóquio são um exemplo. Comissão técnica, profissionais envolvidos com a organização e atletas foram constantemente monitorados, testados e avaliados frente o risco de contaminação pelo vírus da Covid-19. Mas o que isso tem de especial para a enfermagem?

Bom, pela primeira vez na história das olimpíadas, foram utilizados grande número de profissionais da enfermagem pela organizadora do evento e inclusive nas preparações dos atletas, por diversas comissões técnicas de todo o mundo. Temos o nascimento de uma nova área de atuação para os profissionais de enfermagem, na participação em grandes eventos esportivos, nas instituições de preparação de atletas e em outros diversos locais onde há circulação de pessoas.

Saiba mais: O caso Simone Biles: a importância do cuidado à saúde mental

Especial Olimpíadas – Atuação da enfermagem desportiva em grandes eventos

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Enfermagem nas Olimpíadas

Conquanto não seja nova a participação de enfermeiros em eventos esportivos, estes se faziam mais relacionados a área da enfermagem desportiva, ficando encarregados do transporte de pessoas em situações emergenciais ou que necessitavam de cuidados diversos, relacionado ao risco de presente em cada esporte ou a ações de prevenção de acidentes. Mas no atual momento, com a pandemia, outras funções foram atribuídas a profissionais da enfermagem e esses estenderam suas atribuições frente a grandes eventos. A organização gerencial do local, visando respeitar medidas de prevenção, à testagem de atletas e outros envolvidos. O comitê olímpico solicitou cerca de 500 enfermeiros para que fosse possível a realização dos jogos olímpicos. Esse movimento deve ser uma constante nas próximas realizações de grandes eventos no mundo. 

Quais as funções da enfermagem nas Olimpíadas e em grandes eventos? Bom vamos listar algumas atribuições para que possamos compreender a necessidade de se ter enfermeiros frente à atenção à saúde em grandes eventos.

Atribuições de enfermeiros em grandes eventos esportivos

  • Coordenar o fluxo de pessoas nos diversos espaços físicos;
  • Criar protocolos de cuidado a pessoas suspeitas, positivadas ou com sintomas de Covid-19;
  • Estabelecer linhas de cuidado as diversas demandas relacionadas às práticas esportivas;
  • Garantir a testagem rápida de profissionais e atletas;
  • Garantir a constante aferição de sinais vitais dos envolvidos no evento;
  • Criar protocolo de isolamento para possíveis casos positivos para Covid-19;
  • Conhecer a população circulante no evento, inclusive os profissionais;
  • Coordenar o serviço de urgência e emergências do evento;
  • Coordenar o serviço clínico relacionados urgências e emergências;
  • Coordenar o serviço de atendimento pré-hospitalar;
  • Conferir materiais e recursos necessários pra todas as ações de cuidado ( Covid-19/cuidados clínicos/urgência emergência);
  • Definir Pops (planos operacionais padrões) para atuação dos profissionais;
  • Estabelecer sistema de comunicação e quanto ao setor logístico;
  • Treinar a equipe de enfermagem e capacitar outros profissionais;
  • Treinar equipe e atuar em ações de primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar;
  • Atuar no controle e conferência da vacinação obrigatória para presença nos jogos;
  • Realizar e capacitar profissionais a técnica PRICE – pressão, restrição momentânea de movimento, gelo, compressão e elevação;
  • Atuar na remoção de atletas com lesão;
  • Administrar medicações quando necessário em acordo com o serviço médico;
  • Atuar na coleta dos exames antidoping;
  • Realizar cuidados fisiológicos a atletas de reposição oral, com isotônicos carboidratos ou outras soluções;
  • Realizar cuidados pós acidentes e orientações e cuidados pós eventos;
  • Atuar no combate a desastres com planos de ação que envolvam questões de saúde;

Leia também: Enfermagem desportiva: como atua o profissional dessa especialidade?

Os enfermeiros são profissionais fundamentais para que quaisquer atividades possam ser desenvolvidas, principalmente se estas envolvem quantitativo populacional. A saúde dos atletas é o foco dos eventos esportivos. O profissional responsável deve ser o enfermeiro desportivo ou com conhecimento em grandes eventos esportivos. O enfermeiro possui formação generalista, o que o capacita para o cuidado à saúde em diversas áreas. Além do aqui tratado, um histórico dos atletas deve ser realizado para que uma compreensão mínima da saúde possa compor as possibilidades de cuidado frente a possíveis intercorrências.

Autor:

Referências bibliográficas:

  • Carvalho, M do A. G. de. O emprego da saúde nas operações de segurança de grandes eventos: uma análise do apoio de saúde aos jogos olímpicos e paralímpicos Rio 2016. Dissertação de Mestrado apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Rio de Janeiro, Novembro, 2018. 69pp. doi: https://doi.org/10.1590/1678-987315235602
  • Fazendeiro N.F.B. Importância do papel do enfermeiro integrado numa equipa multidisciplinar desportiva.  Instituto Politécnico de Setúbal. Escola superior de Saúde – 2016, 95pp. http://hdl.handle.net/10400.26/17641
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar