Esquemas de antibioticoprofilaxia em cirurgias de ATJ e ATQ no Reino Unido

Estudo buscou identificar os regimes de antibioticoprofilaxia atualmente em uso para artroplastia primária eletiva em todo o Reino Unido.

As cirurgias de artroplastia total de quadril (ATQ) e joelho (ATJ) têm sido cada vez mais frequentes nos dias atuais devido ao envelhecimento da população. Apesar de ter ótimos resultados em grande parte das vezes, a infecção é uma das complicações mais comuns e a antibioticoprofilaxia é uma maneira de tentar reduzir a chance desse problema.

Leia também: Impacto de tecnologia digital no pós-operatório da artroplastia total de joelho

Os esquemas de antibióticos variam de acordo com o país e hospital sem um consenso sobre qual seria o melhor. Foi publicado no último mês na revista Bone and Joint Open um estudo com o objetivo de identificar os regimes de profilaxia antibiótica atualmente em uso para artroplastia primária eletiva em todo o Reino Unido, estabelecer suas variações e seu impacto no risco de infecção articular periprotética (IAP) no primeiro ano pós-procedimento e avaliar a adesão aos atuais guias de consenso internacional.

Esquemas de antibioticoprofilaxia em cirurgias de ATJ e ATQ no Reino Unido

O estudo sobre antibioticoprofilaxia

Os esquemas antibióticos instituídos em 109 hospitais britânicos foram avaliados quanto à dosagem e número de doses subsequentes, além do tipo de antibiótico utilizado. O custo médio de cada esquema foi calculado utilizando o “British National Formulary”.

A escolha primária e a dosagem dos regimes antimicrobianos profiláticos variaram amplamente. Os dois esquemas mais utilizados foram teicoplanina e gentamicina combinadas e cefuroxima seguido por duas ou três doses de cefuroxima de oito em oito horas, recomendado por 24 centros (22,02%) cada. A escolha alternativa e dosagem do regime antimicrobiano profilático também variou amplamente entre os 83 centros com dados disponíveis.

Saiba mais: IDWeek 2023: antimicrobianos promissores em desenvolvimento

Regimes de profilaxia em alguns centros não conseguem cobrir as causas mais prováveis de infecção de sítio cirúrgico (ISC). Cinco centros (4,59%) recomendam amoxicilina com clavulanato, que não confere cobertura para Staphylococcus, enquanto 33 centros (30,28%) recomendam cefuroxima, que não confere cobertura para Enterococcus.

Conclusão

O estudo demonstrou uma grande variação de esquemas de antibioticoprofilaxia nas cirurgias de artroplastia total de joelho e quadril no Reino Unido.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Mabrouk A, Abouharb A, Stewart G, Palan J, Pandit H. National variation in prophylactic antibiotic use for elective primary total joint replacement. Bone Jt Open. 2023 Oct 6;4(10):742-749. DOI: 10.1302/2633-1462.410.BJO-2023-0055.R1.