Impacto de tecnologia digital no pós-operatório da artroplastia total de joelho

As intervenções entregues digitalmente demonstraram ser uma oportunidade para melhorar os resultados após a artroplastia total do joelho.

A osteoartrose de joelho é uma das principais causas de disfunção no mundo, sendo tratada nos casos avançados pela artroplastia total de joelho (ATJ). Após a cirurgia, a reabilitação é crucial para a completa recuperação e retorno às atividades diárias. Um em cada dez pacientes operados reportam insatisfação com os resultados 2 anos após a cirurgia. 

A tecnologia digital surge como uma alternativa para melhorar os cuidados pós-operatórios e levar a melhores resultados cirúrgicos. Foi publicado no último mês, no Journal of the American Medical Association (JAMA), um estudo com o objetivo de comparar o efeito do uso de tecnologia digital com cuidados habituais na redução da dor entre os participantes seguindo uma ATJ. 

Saiba mais: Internação em day hospital pode ser utilizada em artroplastias totais de joelho?

Impacto de tecnologia digital no pós-operatório da artroplastia total de joelho

Métodos 

O modelo foi um ensaio clínico randomizado, que recrutou 102 adultos após eles serem submetidos a ATJ em três hospitais de Sydney, Austrália, entre junho de 2020 e julho de 2021. Todos os participantes foram submetidos aos cuidados habituais e 51 participantes receberam ainda um pacote de tecnologia digital que consiste em um aplicativo de exercícios, monitor de condicionamento físico e treinamento de saúde online.  

No grupo de cuidados habituais, 51 participantes receberam um rastreador fitness, mas com todas as notificações desativadas e as metas de contagem de passos, sono e horas ativas removidas. Os participantes foram acompanhados por 12 meses (junho de 2021 a julho de 2022). O desfecho primário foi dor média no joelho durante a última semana avaliada usando uma escala de classificação numérica (variação de 0 a 10, com 10 indicando a pior dor possível) em três meses. 

Resultados 

De 102 participantes (idade média [DP], 67,9 [7,2] anos; 68 [67%] mulheres; e 92 [90%] Branco) designados aleatoriamente para grupos de intervenção ou cuidados habituais, 47 (92%) em cada grupo completaram o acompanhamento de 3 meses. Aos 3 meses, os participantes do grupo de intervenção demonstraram resultados com pequenas diferenças, mas não houve melhorias clinicamente significativas na dor em comparação com o grupo de tratamento habitual na análise por intenção de tratar nã-ajustada (diferença média, -0,84; IC95%, -1,59 a -0,10; P = 0,03).  

Os desfechos secundários indicaram uma redução estatisticamente significativa na intensidade da dor (diferença média, -0,94; IC95%, -1,82 a -0,06), incapacidade por dor (diferença média, -5,42; IC95%, -10,00 a -0,83) e comportamento sedentário (diferença média, -9,76; IC95%, -19,17 a -0,34) favorecendo a intervenção desde a linha de base até 3, 6 e 12 meses. 

Leia também: Artroplastia total do joelho para o tratamento das fraturas do planalto tibial

Conclusão e mensagem prática 

No estudo, um programa tecnologia digital combinado proporcionou melhorias pequenas, mas não clinicamente significativas, na dor aos 3 meses e outros resultados favoráveis a longo prazo após ATJ em comparação com os cuidados habituais. Estudos futuros devem adaptar as intervenções digitais com base nas habilidades e preferências dos participantes para garantir que a intervenção é apropriada e promove a autogestão a longo prazo. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Duong V, Robbins SR, Dennis S, Venkatesha V, Ferreira ML, Hunter DJ. Combined Digital Interventions for Pain Reduction in Patients Undergoing Knee Replacement: A Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open. 2023 Sep 5;6(9):e2333172. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2023.33172. PMID: 37713201; PMCID: PMC10504613. 

Especialidades