Internação em day hospital pode ser utilizada em artroplastias totais de joelho?

O Day hospital é a assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos.

A artroplastia total de joelho (ATJ) é um procedimento cada vez mais realizado em decorrência da osteoartrose dessa articulação. Internações mais curtas são comuns em muitos sistemas de saúde, com benefícios potenciais, incluindo redução de custos, maior satisfação, e reabilitação mais rápida. Entretanto, a taxa de “day-hospital” para esse tipo de intervenção ainda é baixo. 

Foi publicado no último mês um estudo com o objetivo de revisar 301 casos consecutivos de ATJ no esquema day hospital e determinar com precisão taxas de reatendimento e readmissão e complicações dentro de 90 dias após a alta. Também foram investigadas a experiência do paciente e satisfação com a cirurgia. 

Saiba mais: Qual é a epidemiologia das fraturas de acetábulo?

Internação em day hospital pode ser utilizada em artroplastias totais de joelho?

Métodos 

Casos de ATJ internadas no esquema day hospital, definidas como pacientes que receberam alta no mesmo dia da cirurgia, foram revisados retrospectivamente com um acompanhamento mínimo de seis meses.  

Análise do hospital e registros de cuidados primários foram realizados para determinar as taxas de readmissão e novo atendimento. Entrevistas por telefone foram realizadas para determinar a satisfação do paciente. 

Resultados 

Desde 2016, 301/7.350 ATJ (4,1%) em 290 pacientes de um hospital britânico receberam alta no dia da cirurgia. Acompanhamento médio foi de 31,4 meses (6,2 a 70,0). Ao todo, 28 pacientes (9,3%) compareceram ao pronto-socorro ou outros ambientes de cuidados intensivos dentro de 90 dias após a cirurgia, na maioria das vezes com problemas de feridas ou inchaço nas pernas; seis pacientes (2,0%) foram readmitidos. Nenhum dos pacientes foi submetido a um procedimento de revisão subsequente e não houve infecções periprotéticas. 

Dois pacientes (0,7%) foram submetidos a recapeamento secundário da patela e um paciente foi submetido à artrólise artroscópica após manipulação prévia sob anestesia (MUA). Três pacientes (1,0%) foram submetidos apenas à MUA. Registros de consultas de atenção primária, disponíveis para 206 pacientes, mostrou que 16 pacientes (7,8%) contataram seu clínico geral dentro de duas semanas de pós-operatório; dois (1,0%) foram encaminhados para atenção secundária. No geral, 115/121 pacientes (95%) telefonaram e afirmaram que passariam pelo mesmo processo de internação novamente. 

Leia também: Redução de ansiedade no pré-operatório ortopédico com uso de realidade aumentada

Conclusão e mensagem prática 

A realização de ATJ no esquema de “day-hospital” pode ser feita com segurança, sem recursos adicionais. Foi encontrada uma baixa incidência de retorno aos cuidados primários e secundários no pós-operatório, e alta satisfação do paciente.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Fishley WG, Paice S, Iqbal H, Mowat S, Kalson NS, Reed M, Partington P, Petheram TG. Low readmission and reattendance rate in day-case total knee arthroplasties. Bone Jt Open. 2023 Aug 22;4(8):621-627. DOI: 10.1302/2633-1462.48.BJO-2023-0043.R1. PMID: 37604493; PMCID: PMC10442176. 

Especialidades