Redução de ansiedade no pré-operatório ortopédico com uso de realidade aumentada

O uso de AR diminuiu a ansiedade pré-operatória em comparação com a educação perioperatória tradicional e folhetos.

Cerca de 60% a 80% dos pacientes apresentam episódios de ansiedade antes de um procedimento cirúrgico podendo afetar a função cognitiva e fisiológica. Como consequência pode acontecer aumento da dor perioperatória, aumento do tempo de internação hospitalar e redução da satisfação do paciente. Há fortes evidências de que intervenções educativas pré-operatórias podem reduzir ansiedade perioperatória.  

Os avanços na preparação e prestação de cuidados e educação ao paciente começaram a incorporar realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR). AR foi definida como a sobreposição de objetos virtuais interativos em um ambiente físico no espaço. Alternativamente, A VR substitui o ambiente visual completo do usuário por uma paisagem gerada por computador. 

Foi publicado no último mês, no Journal of the American Medical Association – JAMA, um estudo com o objetivo de determinar se o uso de um passo a passo de AR afeta a ansiedade perioperatória do paciente. 

Saiba mais: Transtorno de ansiedade: terapia cognitiva ou medicamentosa?

Redução de ansiedade no pré-operatório ortopédico com uso de realidade aumentada

Redução de ansiedade no pré-operatório ortopédico com uso de realidade aumentada

Métodos 

Foi desenvolvido um ensaio clínico randomizado com pacientes recrutados entre novembro de 2021 e outubro de 2022 na Universidade de Miami que iriam realizar um procedimento cirúrgico ortopédico com um cirurgião sênior. O principal desfecho foi a mudança no State-Trait Anxiety Inventory (STAI) desde a pesquisa de triagem até a pesquisa pré-operatória. 

Resultados 

Um total de 140 pacientes foram elegíveis e 45 pacientes recusaram ou foram excluídos. Portanto, 95 pacientes (63 [66,3%] homens; idade média [DP], 38 [16] anos) foram recrutados para o estudo e incluídos na análise final; 46 pacientes receberam a intervenção AR e 49 pacientes receberam intervenção com instruções padrão. O grupo AR experimentou uma diminuição na ansiedade desde a triagem até a pesquisa pré-operatória (mudança média de pontuação, -2,4 [IC 95%, -4,6 a -0,3]), enquanto o grupo de tratamento padrão experimentou um aumento (alteração média da pontuação, 2,6 [IC 95%, 0,2 a 4,9]; P = 0,01). 

Todos os pacientes experimentaram no pós-operatório uma diminuição média na pontuação de ansiedade em comparação com a pesquisa de triagem (mudança média: AR, −5,4 [IC95%, −7,9 a −2,9]; tratamento padrão, −6,9 [IC 95%, −11,5 a −2,2]; P = 0,32) e pesquisa pré-operatória (mudança média: AR, -8,0 [IC 95%, -10,3 a -5,7]; tratamento padrão, -4,2 [IC 95%, -8,6 a 0,2]; P = 0,19). 

Dos 42 pacientes do grupo AR que completaram a pesquisa de acompanhamento pós-operatório, 30 (71,4%) concordaram ou concordaram fortemente que gostaram da experiência, 29 (69,0%) concordaram ou concordaram fortemente que gostaram e recomendariam a experiência, e 28 (66,7%) concordaram ou concordaram fortemente que passariam pela experiência novamente. Não foram observadas diferenças nos níveis de dor pós-operatória ou no uso de narcóticos. 

Leia também: Cafeína e ansiedade: o que devemos saber?

Conclusão e mensagem prática 

O uso de AR diminuiu a ansiedade pré-operatória em comparação com a educação perioperatória tradicional e folhetos, mas não houve efeito significativo na ansiedade pós-operatória, níveis de dor ou uso de narcóticos. Essas descobertas sugerem que a AR pode servir como um meio eficaz de diminuir a ansiedade pré-operatória do paciente. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Rizzo MG Jr, Costello JP 2nd, Luxenburg D, Cohen JL, Alberti N, Kaplan LD. Augmented Reality for Perioperative Anxiety in Patients Undergoing Surgery: A Randomized Clinical Trial. JAMA Netw Open. 2023 Aug 1;6(8):e2329310. doi: 10.1001/jamanetworkopen.2023.29310. PMID: 37589975; PMCID: PMC10436133.  DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.29310