Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.
Apresentação Clínica
Formas de apresentação:
Estado de mal generalizado:
• Mioclônico (mioclonia com alteração do estado mental);
• Tipo ausência (alteração da consciência ou estupor, sem mioclonia);
• Tônico-clônico (sempre associado a alteração da consciência).
Estado de mal focal:
• Parcial Complexo (crises focais com alteração de consciência);
• Parcial Simples (motor focal, sensorial focal e sintomas cognitivos).
Abordagem Diagnóstica
A necessidade de exames complementares vai depender muito do cenário clínico em que o paciente é admitido, e da suspeita clínica estabelecida pela anamnese e exame físico sumários
Informações básicas (quando possível): Antecedentes médicos e neurológicos; Medicações de uso habitual; Trauma ou infecção aguda/crônica; Doenças crônicas (erros inatos do metabolismo).
Avaliação geral: Hemograma completo; coagulograma; glicemia; uréia; creatinina; eletrólitos; Hepatograma; EAS e Urocultura; Hemocultura; Gasometria arterial; O EME pode, por si só, causar leucocitose.
Perfil toxicológico: Principalmente para cocaína e crack.
Nível de anticonvulsivantes: Devem ser dosados quando o paciente em EME é portador de epilepsia e encontra-se em uso profilático de drogas anticonvulsivantes.
Neuroimagem: TC ou RNM de crânio (na suspeita de doença neurológica, história de trauma, evidência de aumento de pressão intracraniana, sinais neurológicos focais ou perda inexplicável de consciência).
Punção liquórica: Diante da suspeita de meningoencefalites; Devido ao EME, pode haver pleocitose.
Eletroencefalograma: Utilizado principalmente nos casos de estado de mal epiléptico não convulsivo, cujo diagnóstico é feito, em geral, no paciente em terapia intensiva.
Tabela: Alterações clínico-laboratoriais conforme o tempo de evolução
Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia-a-dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.