Leia mais:
Leia mais:
O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?
Estatinas: FDA solicita a remoção da contra-indicação de seu uso durante a gravidez
Estatinas podem reduzir bridas intestinais no pós-operatório?
A terapia com estatinas para meninas em idade fértil requer discussão sobre anticoncepção
AHA 2020: Efeitos adversos das estatinas são mais ligados a efeito nocebo que a fatores bioquímicos

Estatinas são seguras em diabéticos com NASH?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Pacientes com doença hepática gordurosa não alcoólica têm alto risco cardiovascular. Em novo estudo do Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, pesquisadores avaliaram a segurança a longo prazo do uso de estatinas em pacientes com pré-diabetes/diabetes tipo 2 e esteatohepatite não alcoólica (NASH, nonalcoholic steatohepatitis).

Para esse estudo prospectivo, 101 pacientes foram acompanhados por até 36 meses; destes, 86 receberam estatinas. Os desfechos analisados foram segurança histológica e bioquímica dos fármacos.

Os indivíduos que não usaram estatinas apresentaram maiores níveis plasmáticos de alanina aminotransferase (ALT), mas a gravidade histológica da doença hepática foi similar no baseline. Em ambos os grupos, o mesmo número de pacientes (n = 4) teve um aumento duplo ou maior nas aminotransferases plasmáticas durante o follow-up. Não foram observadas alterações na histologia hepática ou resistência à insulina hepática em nenhum dos grupos.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a terapia com estatinas é segura em pacientes com pré-diabetes/diabetes tipo 2 e NASH. Considerando o alto risco cardiovascular nessa população, a terapia com estatinas deve ser encorajada.

Veja também: ‘Estatinas – revisão clínica PEBMED’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Liver Safety of Statins in Prediabetes or T2DM and Nonalcoholic Steatohepatitis. Fernando Bril; Paola Portillo Sanchez; Romina Lomonaco; Beverly Orsak; Joan Hecht; Fermin Tio; Kenneth Cusi. J Clin Endocrinol Metab. 2017;102(8):2950-2961.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar