Estudo aponta que palhaços reduzem tempo de hospitalização de crianças

Análise publicada em janeiro concluiu que palhaços médicos melhoram o sono e ajudam a diminuir o tempo de internação infantil.

Pesquisadores conduziram estudo observacional entre julho de 2019 e janeiro de 2022 em pacientes do departamento de pediatra do Carmel Medical Center para verificar o efeito produzido por sessões de terapia com a presença de palhaços médicos. 

Palhaços podem ajudar as crianças a lidar com a ansiedade e a dor no hospital

Metodologia 

Os médicos responsáveis pelo estudo separaram 42 pacientes (com entre 2 e 17 anos) em dois grupos de igual tamanho para análise, o grupo controle receberia tratamento padrão enquanto os outros pacientes teriam uma sessão de 15 a 30 minutos com palhaços médicos na primeira ou segunda noite de internação. 

Leia também: WFPICCS 2022: Vivências e sentimentos de mães de primeira viagem durante internação na UTI neonatal 

Os dois grupos utilizaram aparelhos de actigrafia e seus responsáveis responderam um questionário sobre a qualidade do sono em casa, o grupo que passou pela terapia também respondeu perguntas sobre o efeito percebido da terapia. 

Resultados 

O grupo de estudo conseguiu ter um sono mais prolongado em comparação com o grupo controle, uma diferença de 72 minutos entre as médias obtidas de cada grupo quando verificaram os dados da actigrafia. Contudo, os autores apontaram que essa diferença não foi estatisticamente significativa.  

Ainda assim, o grupo de estudo também apresentou melhores horários de despertar, menos tempo de vigília noturna e aumento da eficiência do sono. De acordo com os autores, a melhora na qualidade do sono gerou uma redução drástica no tempo de hospitalização do grupo de estudo. 

Saiba mais: Maior adesão: Brasil volta a registrar aumento na cobertura vacinal infantil 

Limitações 

Na discussão dos resultados, os médicos também apontaram algumas limitações do estudo, como a restrições impostas pela pandemia de covid-19 acontecendo depois dele já ter sido iniciado, a impossibilidade de se padronizar a abordagem de um palhaço médico, os dados gerados estarem restritos ao questionário e actigrafia e, por último, ser um estudo não cego, o que pode ter gerado alguns vieses.  

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Shimshi-Barash M, Orlin I, Jacob T, et al. Medical clowns improve sleep and shorten hospitalization duration in hospitalized children. Scientific Reports. 2024;14(2357). DOI: 10.1038/s41598-024-52943-2 

Tags