Leia mais:
Leia mais:
O uso de estatinas está associado à progressão do diabetes?
Estatinas: FDA solicita a remoção da contra-indicação de seu uso durante a gravidez
Estatinas podem reduzir bridas intestinais no pós-operatório?
A terapia com estatinas para meninas em idade fértil requer discussão sobre anticoncepção
AHA 2020: Efeitos adversos das estatinas são mais ligados a efeito nocebo que a fatores bioquímicos

Estudo sugere que diretrizes superestimam benefícios de estatinas

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

As doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo e uma das principais formas de cardiopatia é a doença aterosclerótica. Atualmente, um modelo de risco que engloba os principais fatores (hipertensão, diabetes, perfil lipídico, etc) é indicado para orientar o início e a dose do tratamento com estatina. Em pacientes de alto risco, não há muita dúvida do benefício da medicação. Mas diversos pesquisadores têm questionado se os riscos das estatinas não igualam ou superam os benefícios em pacientes de risco intermediário, aqueles nos quais prescreveríamos uma dose “moderada de estatina”.

Em um estudo recente, pesquisadores suíços compararam o benefício das estatinas com o risco, principalmente diabetes, catarata e miopatia. Além disso, refinaram a estimativa por idade, sexo e o tipo de estatina.

Leia mais: Terapia com estatinas deve ser continuada em pacientes que começam diálise?

O primeiro resultado mostrou que o benefício superou o risco mais facilmente com atorvastatina e rosuvastatina, que são mais potentes. Só que o principal dado foi que o benefício só seria maior que os riscos em níveis mais elevados de risco no ASCVD do que aquele recomendado nas diretrizes. Isto é, muitas pessoas têm indicação de estatina pelas diretrizes, mas nelas os eventos adversos podem não “valer a pena”.

Idade Indicação Estatina pelas Diretrizes

(Risco pelo ASCVD)

Benefício > Risco neste estudo

(Risco pelo ASCVD)

40-44 (H/M) >7,5% >12% / >15%
50-54 (H/M) > 7,5% >13% / >16%
60-64 (H/M) > 7,5% >15% / >17%

Para a prática: já é hora de mudarmos nossas indicações? Não, porque esse estudo é uma estimativa. Para o futuro, precisamos de ensaios clínicos que façam esse balanço risco x benefício. Para o presente, avalie seu paciente e use o bom senso. Na presença de eventos adversos, pondere se o risco de MACE é realmente alto. Quanto maior, mais vale insistir na estatina.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Referências:

  • Yebyo HG, Aschmann HE, Puhan MA. Finding the Balance Between Benefits and Harms When Using Statins for Primary Prevention of Cardiovascular DiseaseA Modeling Study. Ann Intern Med. ;170:1–10. doi: 10.7326/M18-1279
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar