Leia mais:
Leia mais:
Biópsia nas Doenças Pulmonares Intersticiais: como estamos?
Check-up Semanal: alerta sobre variante Ômicron, anestesia em fraturas do quadril em idosos e mais!
Exposição vertical ao HIV: caso clínico e principais cuidados [podcast]
Exames pré-operatórios: qual é a importância?
Mitos e verdades sobre o rastreamento do câncer de próstata [vídeo]

Estudo traz novas informações sobre semelhança entre pais e filhos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

250-BANNER3Um grupo de pesquisadores fez um estudo com camundongos machos estressados para entender melhor como filhos se assemelham a seus pais, uma questão duradoura na medicina.

No período de 1 a 14 após o nascimento, filhotes machos foram estressados com 3 horas de separação diária das suas mães. Durante esse tempo, as mães receberam stress imprevisível (aleatoriamente cronometrado). Como adultos, os machos que foram estressados levaram mais tempo para escapar de um ambiente extremamente brilhantes e evitar choques nos pés.

Estes machos estressados, criados para fêmeas normais, tiveram descendentes masculinos, que também apresentaram problemas quando estressados. Mas, ao contrário de seus pais, esses machos da segunda geração exibiram resistência, ou seja, foram mais rápidos que os não estressados para evitar choques. Tanto a primeira quanto a segunda geração de machos estressados tinham aumentado a expressão do receptor glicocorticóide (GR) e diminuido o GR promotor de metilação em células espermáticas e no hipocampo.

A associação entre as alterações genéticas no esperma e no comportamento da descendência masculina acrescenta à outra evidência de efeitos psicopatológicos de genomas de espermatozoides alterados. Por exemplo, a associação entre idade paterna avançada e autismo pode estar relacionado ao aumento mutações de esperma em homens mais velhos.

500x250banner2

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências: https://www.jwatch.org/na41653/2016/07/08/father-son

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.