Página Principal > Saúde & Tecnologia > Exame de sangue com resultado em 15 minutos? Pesquisadores brasileiros criam novo sistema
corrente sanguinea

Exame de sangue com resultado em 15 minutos? Pesquisadores brasileiros criam novo sistema

Tempo de leitura: 2 minuto.

Pesquisadores do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um sistema portátil de exame de sangue, capaz de detectar a presença de células cancerígenas, anemias e outras doenças com resultados em 15 minutos.

O device, que pode chegar ao mercado em 1 ano e meio, foi batizado de IG11 e está agora em fase de testes. Segundo os desenvolvedores, o sistema não foi criado com o objetivo de substituir os exames atuais, mas sim atuar como uma ferramenta acessória para detecção de doenças na corrente sanguínea.

Funcionamento

Após a inserção de uma amostra de sangue no hardware do aparelho, ocorre o processamento dos dados e o envio dos resultados diretamente para o aplicativo. Em 15 minutos, o paciente recebe os resultados no celular ou por e-mail.

O IG11 pode detectar células das séries branca e vermelha, células cancerígenas, plaquetas, proteínas, dentre outros componentes que possam estar presentes no sangue, além realizar exames simples de hemograma.

Os pesquisadores afirmaram também que qualquer pessoa poderá comprar o dispositivo, fazer o seu próprio teste e enviar os resultados para o seu médico.

Nos testes realizados até agora, a tecnologia mostrou efetividade na análise qualitativa e quantitativa dos componentes do sangue e das células presentes. Atualmente, o sistema aguarda a aprovação das agências reguladoras.

Veja também: ‘Jejum de 12h para exames de colesterol não é mais obrigatório’

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.