Leia mais:
Leia mais:
Check-up Semanal: Covid-19 em gestantes, sangramento por DOACs e mais! [podcast]
Whitebook: como identificar sangramentos por anticoagulantes orais?
Complexo protrombínico ativado em usuários de apixabana: uma série de casos
Manejo do sangramento nos pacientes usuários de anticoagulantes orais
AAS: maior risco de sangramento grave em idosos

Exame pélvico é mesmo necessário em gestantes que apresentam sangramento?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

É prática comum realizar um exame pélvico quando uma mulher grávida apresenta sangramento ou dor abdominal. Mas isso é realmente necessário? É o que responde um novo artigo do Annals Of Emergency Medicine.

Para esse estudo prospectivo, pesquisadores randomizaram 202 grávidas com > 16 semanas de gestação e sangramento vaginal ou dor abdominal inferior para um exame pélvico ou nenhum exame, e avaliaram a incidência de um desfecho composto (retorno não-programado à emergência, admissão hospitalar subsequente, procedimento de emergência, transfusão, infecção e fonte alternativa de sintomas). A satisfação do paciente também foi analisada.

O desfecho composto foi semelhante nos grupos de intervenção/sem exame pélvico e de controle/com exame pélvico (19,6% vs. 22%; diferença -2,4%; IC de 90%: -11,8% a 7,1%). Pacientes do grupo de intervenção apresentaram menor probabilidade de se sentirem desconfortáveis ou muito desconfortáveis durante o atendimento (11,2% vs. 23,7%, diferença -12,5; IC de 95%: -23% a -2%).

Para os autores, os achados não significam que nenhum paciente com sangramento deve realizar um exame pélvico, e sim que a prática pode não ser necessária em todos os casos.

Leia também: ‘ACOG lança nova diretriz sobre hemorragia pós parto’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Linden JA et al. Is the pelvic examination still crucial in patients presenting to the emergency department with vaginal bleeding or abdominal pain when an intrauterine pregnancy is identified on ultrasonography? A randomized controlled trial. Ann Emerg Med 2017 Sep 18. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.annemergmed.2017.07.487
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar