Home / Ginecologia e Obstetrícia / Exame pélvico é mesmo necessário em gestantes que apresentam sangramento?
Whitebook: veja com é a abordagem diagnóstica da hiperêmese gravídica

Exame pélvico é mesmo necessário em gestantes que apresentam sangramento?

Ginecologia e Obstetrícia
Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Para continuar lendo, faça seu login ou inscreva-se gratuitamente.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Tempo de leitura: < 1 minuto.

É prática comum realizar um exame pélvico quando uma mulher grávida apresenta sangramento ou dor abdominal. Mas isso é realmente necessário? É o que responde um novo artigo do Annals Of Emergency Medicine.

Para esse estudo prospectivo, pesquisadores randomizaram 202 grávidas com > 16 semanas de gestação e sangramento vaginal ou dor abdominal inferior para um exame pélvico ou nenhum exame, e avaliaram a incidência de um desfecho composto (retorno não-programado à emergência, admissão hospitalar subsequente, procedimento de emergência, transfusão, infecção e fonte alternativa de sintomas). A satisfação do paciente também foi analisada.

O desfecho composto foi semelhante nos grupos de intervenção/sem exame pélvico e de controle/com exame pélvico (19,6% vs. 22%; diferença -2,4%; IC de 90%: -11,8% a 7,1%). Pacientes do grupo de intervenção apresentaram menor probabilidade de se sentirem desconfortáveis ou muito desconfortáveis durante o atendimento (11,2% vs. 23,7%, diferença -12,5; IC de 95%: -23% a -2%).

Para os autores, os achados não significam que nenhum paciente com sangramento deve realizar um exame pélvico, e sim que a prática pode não ser necessária em todos os casos.

Leia também: ‘ACOG lança nova diretriz sobre hemorragia pós parto’

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Linden JA et al. Is the pelvic examination still crucial in patients presenting to the emergency department with vaginal bleeding or abdominal pain when an intrauterine pregnancy is identified on ultrasonography? A randomized controlled trial. Ann Emerg Med 2017 Sep 18. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.annemergmed.2017.07.487

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.