Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Infectologia / Existe associação entre a vacina contra rotavírus e diabetes tipo 1 na pediatria?
médico vacinando criança com vacina contra rotavírus

Existe associação entre a vacina contra rotavírus e diabetes tipo 1 na pediatria?

Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

O rotavírus pode precipitar diabetes mellitus tipo 1 (DM1). No entanto, nenhuma associação foi encontrada entre a vacina contra o rotavírus e o DM1 entre crianças americanas. Essa é a conclusão do estudo Rotavirus Vaccination and Type 1 Diabetes Risk Among US Children With Commercial Insurance conduzido por Rachel Burke e colaboradores (2020) e publicado na edição de janeiro da JAMA Pediatrics.

O objetivo dos pesquisadores foi comparar o risco de DM1 com o status de vacinação contra rotavírus entre crianças americanas com plano de saúde acompanhadas até os 12 anos de idade.

Leia também: ADA 2019: veja mudanças no diagnóstico de diabetes em crianças e adolescentes

Vacina contra rotavírus e diabetes

Burke e colaboradores (2020) analisaram os dados de janeiro de 2006 a dezembro de 2017 do IBM MarketScan Commercial Database (outrora conhecido como Truven Health MarketScan Commercial Claims and Encounters database). Foram incluídas crianças com idade elegível para receber a vacina contra o rotavírus (com data de nascimento sendo 1º de janeiro de 2006 ou posterior) e que foram inscritas em um plano de saúde desde o nascimento.

Para a curva de sobrevida, o acompanhamento começou às 27 semanas de idade. Para medidas de associação, o acompanhamento começou aos 12 meses de idade. O DM1 foi definido a partir da International Classification of Diseases, Ninth Revision, Clinical Modification (ICD-9-CM) e Tenth Edition (ICD-10-CM).

Os autores encontraram os seguintes resultados:

  • 843 das 2.854.571 crianças elegíveis foram diagnosticadas com DM1;
  • A incidência acumulada em 10 anos foi de 0,25% (IC 95%, 0,22% -0,28%);
  • Entre 1.563.540 crianças acompanhadas até os 12 meses de idade ou mais, 1.035.198 (66,2%) foram totalmente vacinadas (2 doses de Rotarix® ou 3 doses de RotaTeq®), 210.057 (13,4%) foram parcialmente vacinadas e 318.285 (20,4%) não foram vacinadas contra rotavírus;
  • Não houve associação entre DM1 e vacinação com rotavírus entre crianças totalmente vacinadas [Hazard Ratio (HR) ajustada 1,09, IC 95% 0,87-1,36];
  • Também não houve associação entre DM1 e vacinação com rotavírus entre crianças parcialmente vacinadas (HR ajustada 1,03, IC 95% 0,78-1,36);
  • Segundo os pesquisadores, essas associações não significativas persistiram nas análises de sensibilidade.

Mais da autora: Quais cânulas de traqueostomia podem ser usadas em pediatria?

Conclusões

O estudo de Burke e colaboradores (2020) não é isento de limitações: de acordo com os pesquisadores, o banco de dados não é nacionalmente representativo e nem a vacinação nem o DM1 foram confirmados pela revisão dos prontuários médicos.

Todavia os autores enfatizam que esses resultados são consistentes com um perfil de segurança favorável para essas vacinas e apoiam a vacinação universal contínua contra rotavírus.

Autor:

Referência bibliográfica:

  • BURKE. R. M. et al. Rotavirus Vaccination and Type 1 Diabetes Risk Among US Children With Commercial Insurance. JAMA Pediatrics, 2020. doi:10.1001/jamapediatrics.2019.5513

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.