Leia mais:
Leia mais:
Placas para fraturas e pseudoartroses de escafoide: uma boa opção?
Fraturas estáveis da parede posterior do acetábulo têm bons resultados se tratadas conservadoramente? 
Exposição à radiação e tempo operatório no tratamento cirúrgico das fraturas transtrocanterianas do fêmur
A fixação provisória com placas de minifragmentos interfere na força de compressão da síntese definitiva?
Existe relação do IMC com o risco de fraturas em crianças pré-escolares?

Exposição à radiação e tempo operatório no tratamento cirúrgico das fraturas transtrocanterianas do fêmur

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

As fraturas transtrocanterianas do fêmur podem ser tratadas por hastes intramedulares (PFN e GAMA nail) ou placas extramedulares (DHS), todas baseadas na fixação com parafuso deslizante de tração cefálicos. Os resultados clínicos são semelhantes, proporcionando fixação estável da fratura, mobilização precoce, baixo índice de complicações e retorno rápido às atividades habituais. 

Com o surgimento do intensificador de imagens, os procedimentos foram ganhando mais qualidade, houve melhor redução das fraturas, posicionamento dos implantes e redução do tempo cirúrgico. Entretanto, a exposição à radiação ionizante, a médio e longo prazo, acaba gerando ou potencializando cânceres, já que a probabilidade de ocorrência é proporcional à dose de radiação recebida.

Saiba mais: Fraturas distais do fêmur e fraturas do quadril em idosos: qual apresenta maior mortalidade?

fraturas transtrocanterianas

O estudo

Foi publicado recentemente na Revista Brasileira de Ortopedia um estudo quali-quantitativo com uma amostra de 107 pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico de fraturas transtrocanterianas de fêmur em um hospital na cidade de Itaperuna – RJ no período de janeiro a dezembro de 2017. Foram coletados pelos autores dados referentes à classificação das fraturas, gênero, idade, tipo de implante, quantidade de raios e tempo cirúrgico. 

Para análise das diferenças entre as técnicas, foi aplicado um teste de hipótese não paramétrico chamado Mood Median Test e como a amostra não tinha distribuição normal, o teste foi baseado nas medianas do nível de exposição entre os grupos. Com a figura de medianas, GAMA e PFN têm nível de exposição à radiação maior que DHS, mas não é possível afirmar estatisticamente que GAMA tem maior nível de exposição que PFN (porque suas medianas são estatisticamente iguais com os intervalos sobrepostos). 

Quanto ao tempo cirúrgico, o DHS tem um tempo maior que PFN, porém não é possível afirmar que DHS e GAMA são estatisticamente diferentes. Da mesma forma, comparando GAMA E PFN, suas medianas são estatisticamente iguais. 

Conclusão

O estudo demonstrou que o DHS proporcionou uma menor exposição aos raios X quando comparado à PFN ou GAMA nail. Entretanto, é preciso levar em consideração que as fraturas não foram randomizadas por gravidade, podendo levar a um viés. Da mesma maneira, tempo cirúrgico e quantidade de radiação também estão relacionados à habilidade e experiência do cirurgião.

Referências bibliográficas:

  • Guerra LCCB, Chiarelli LR. Analysis of Intraoperative Exposure to X-rays and Surgical Time in Different Techniques for Fixation of Transtrochanteric Fractures of the Femur. Rev Bras Ortop (Sao Paulo). 2021;56(6):790-795. Published 2021 Nov 12. doi:10.1055/s-0041-1731673 
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.