Leia mais:
Leia mais:
Polifarmácia em idosos: abordagem na prática clínica [podcast]
A fixação provisória com placas de minifragmentos interfere na força de compressão da síntese definitiva?
Dose de reforço: Ministério da Saúde anuncia aplicação em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos 
Fraturas distais do fêmur e fraturas do quadril em idosos: qual apresenta maior mortalidade?
Saúde da Criança e Saúde do Adulto e do Idoso [Blog do Nurse]

Fraturas distais do fêmur e fraturas do quadril em idosos: qual apresenta maior mortalidade?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A comparação da mortalidade e morbidade entre fraturas distais do fêmur e a fraturas do quadril em idosos raramente é relatada na literatura. As fraturas do quadril são fortemente associadas a taxas significativas de complicações, entretanto fraturas distais do fêmur podem apresentar taxas equivalentes ou superiores de mortalidade e morbidade.

Um artigo publicado em julho de 2021 analisa um banco de dados nacional entre os idosos para comparar os resultados entre fraturas de quadril e fraturas de fêmur distal nos Estados Unidos. Trata-se de uma análise retrospectiva de dados obtidos do “National Trauma Data Bank “, considerando o período de 2007-2014 para identificar pacientes com ambas as fraturas com mais de 65 anos de idade. 

Fraturas distais do Fêmur x Fraturas do Quadril em idosos, qual apresenta maior mortalidade?

Método do estudo sobre fraturas em idosos 

Os desfechos analisados ​​incluíram mortalidade intra-hospitalar, tempo total de internação, tempo de internação na unidade de terapia intensiva, tempo de uso de ventilação e alta hospitalar. Modelos de regressão multivariável foram realizados para ajustar possíveis fatores de confusão. 

Foram avaliados 26.325 casos de fraturas distais do fêmur e 233.213 casos de fraturas do quadril. A taxa de mortalidade de pacientes internados foi significativamente maior no grupo de fratura de fêmur distal (8,3% vs. 6,7%), com tempo de internação significativamente mais longo (7,87 vs. 6,65 dias), tempo de internação em UTI maior (1,50 vs. 0,73) e mais dias de ventilação necessários (0,74 vs. 0,27). 

As análises multivariadas demonstraram que os pacientes com fratura de quadril tiveram uma mortalidade mais baixa (OR= 0,80; IC 95% [0,76, -0,85]; p <0,001), menor tempo de permanência (OR= -0,31; IC 95% [ -0,39, -0,23]; P <0,001), e mais probabilidade de ter alta (OR= 0,88; IC de 95%, 0,85, 0,91; P <0,001) em comparação com pacientes com fraturas distais do fêmur.

Leia também: Fraturas atípicas do fêmur e o uso de bifosfonatos

Considerações

Este estudo conclui após o ajuste para fatores potenciais, que os pacientes com mais de 65 anos que apresentam fraturas de distais do fêmur apresentam mortalidade significativamente maior, tempo de permanência mais longo e menor probabilidade de receber alta em comparação com aqueles apresentando fratura de quadril. Esses resultados podem sugerir que os médicos e cuidadores monitorem de perto as condições clínicas desses pacientes.

Autor:

Referências bibliográficas:

  • Tsai SHL, Lin TY, Tischler EH, Hung KH, Chen CH, Osgood GM, Fu TS, Su CY. Distal femur fractures have a higher mortality rate compared to hip fractures among the elderly: Insights from the National Trauma Data Bank. Injury. 2021 Jul. doi10.1016/j.injury.2021.04.023

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.