Fatores associados à doença pulmonar na artrite reumatoide

Estudo teve como objetivo avaliar os fatores de risco associados à presença de doença pulmonar intersticial (DPI) na artrite reumatoide (AR).

A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune inflamatória sistêmica crônica, com prevalência que varia de 0,3% a 1% da população, com maior incidência em mulheres com idade entre 30 e 50 anos. Embora as manifestações articulares sejam mais prevalentes, manifestações extra-articulares da artrite reumatoide podem ocorrer em cerca de 40% dos pacientes, sendo o mais comum nódulos reumatoides, síndrome de Sjögren secundária e alteração pulmonar.

Leia também: ACR 2022: Artrite reumatoide, espondiloartrites, lúpus, esclerose e miopatias

Dado o impacto da doença pulmonar intersticial (DPI) na evolução da doença, este estudo teve como objetivo avaliar os fatores de risco associados à presença de DPI na AR.

Fatores associados à doença pulmonar na artrite reumatoide

Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo, transversal, que incluiu pacientes com idade ≥ 18 anos, em acompanhamento por AR em ambulatório de um serviço terciário de saúde no Brasil e que realizaram provas de função pulmonar (PFPs) e TCAR de tórax por qualquer motivo. Todos os pacientes foram diagnosticados com AR por um reumatologista, de acordo com critérios diagnósticos específicos.

Resultados

Ao todo, 134 pacientes foram avaliados. Os participantes eram predominantemente do sexo feminino (89,6%), com média de idade de 61 anos. Quase todos os pacientes tinham história de uso prévio de metotrexato ou estavam em uso no momento da análise (93,2%). DPI-AR esteve presente em 49 pacientes (36,6%), 24,6% foram considerados como doença de extensão limitada e 11,9% como doença extensa. Comparando pacientes com e sem DPI, idade ≥ 62 anos, história de tabagismo e presença de crepitações finas foram fatores independentes para DPI-AR. Embora a maioria dos pacientes apresentasse função pulmonar preservada, os valores de difusão de monóxido de carbono foram notavelmente maiores entre aqueles sem DPI.

A idade de 62 anos foi utilizada por ser o ponto de corte com significância estatística indicado pela análise da curva ROC (p = 0,013) e teve 69,7% de sensibilidade. A análise multivariada demonstrou que ter idade ≥ 62 anos e apresentar atividade de doença moderada/alta (em qualquer um dos escores) foram fatores independentes para DPI-AR com odds ratio de 4,36 e 3,03, respectivamente. Em relação aos pacientes tratados com metotrexato (n = 124), não houve associação de tratamento prévio com metotrexato e presença de DPI (p = 0,219). Além disso, quando avaliada a extensão da DPI, 9,7% dos pacientes com história de uso de metotrexato apresentaram doença extensa e 65,3% ausência de DPI (p = 0,008).

Conclusão

O estudo em questão chama a atenção para possíveis fatores de risco como idade, história de tabagismo, sexo masculino e crepitações na ausculta no desenvolvimento de doença pulmonar na AR. Não existe uma recomendação formal de rastreio de alterações pulmonares na artrite reumatoide, porém em pacientes selecionados, como os que possuem fatores de risco, a realização de uma tomografia de tórax parece ser bem indicada.

Saiba mais: Whitebook: apresentação clínica da artrite reumatoide

Mensagens práticas

  • A artrite reumatoide pode ter vários tipos de acometimento pulmonar como pleurites, derrame pleural, bronquiolites, bronquiectasias, nódulos reumatoides e a doença intersticial, essa última responsável pelo pior prognóstico.
  • Pacientes idosos, homens, tabagistas, com alterações na ausculta pulmonar e com elevados níveis de fator reumatoide e anti-CCP devem ser avaliados quanto à realização de uma tomografia de tórax pelo risco aumentado de manifestações pleuropulmonares.
  • O metotrexato parece ter efeito protetor no surgimento de doença intersticial pulmonar.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Severo CR, Chomiski C, Valle MB, Escuissato DL, Paiva ES, Storrer KM. Assessment of risk factors in patients with rheumatoid arthritis-associated interstitial lung disease. J Bras Pneumol. 2022;48(6):e20220145. DOI: 10.36416/1806-3756/e20220145