Página Principal > Saúde & Tecnologia > FDA libera aplicativo para tratamento de pacientes com dependência química
mulher sentada segurando um iphone

FDA libera aplicativo para tratamento de pacientes com dependência química

Food and Drug Administration (FDA), agência americana para controle de medicamentos, liberou o marketing do primeiro aplicativo desenvolvido para ajudar a tratar pacientes com dependência química, o reSET®.

A orientação do FDA é que o app seja usado junto com a terapia ambulatorial para tratar dependência de álcool, cocaína, maconha e estimulantes. O aplicativo não é indicado para tratar a dependência de opioides.

O reSET®, que contém um aplicativo para o paciente e um painel de controle do clínico, oferece terapia comportamental cognitiva aos usuários para ensinar habilidades que ajudam no tratamento da dependência química.

O programa utiliza uma série de incentivos para recompensar os pacientes pela adesão ao seu programa de tratamento.

Veja também: ‘FDA aprova polêmico dispositivo para tratar obesidade’

Ensaio clínico para aprovação

A FDA analisou os dados de um estudo clínico de 12 semanas com 399 pacientes que receberam tratamento padrão ou tratamento padrão + reSET®. Os dados mostraram um aumento estatisticamente significativo na adesão à terapia naqueles que utilizaram o aplicativo: 40,3% em comparação com 17,6% dos pacientes que não utilizaram o app.

O ensaio clínico não demonstrou a eficácia do uso do dispositivo reSET® em pacientes que relataram dependência de opioides. Os dados não indicaram quaisquer efeitos colaterais associados ao dispositivo.

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.