Leia mais:
Leia mais:
Revacinação contra a covid-19 para não respondedores portadores de doenças autoimunes sistêmicas é eficaz?
Ômicron: a nova variante de preocupação do SARS-CoV-2
Atividade Física e Covid-19: miocardite pós Covid-19 e a restrição aos exercícios físicos [vídeo]
Molnupiravir: o que sabemos sobre o novo tratamento contra a Covid-19
Pandemia pode ter provocado a morte de até 180 mil profissionais da saúde, segundo OMS

Arboviroses e Covid-19 no Brasil: um combo preocupante

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

“Paciente de 38 anos, sem comorbidades prévias, comparece à emergência com queixa de febre há 2 dias, cefaleia e mialgia. Foi solicitado o swab nasal para Covid-19 e o hemograma estava sem alterações. Recebeu alta com orientações. 

Após 4 dias, o paciente retorna com rash maculopapular pruriginoso em tronco e membros, Hemograma com hematócrito de 49%, hemoglobina de 16,6g/dL, leucócitos 6 mil/µL e plaquetas 50000/µL. PCR para Covid negativo.

O caso ocorreu em Manaus, área endêmica para diversas arboviroses. A sorologia revelou que se tratava de um caso de Dengue. Felizmente, o paciente recebeu hidratação e evoluiu com melhora da plaquetopenia em alguns dias, sem maiores complicações.”

Quiz: lactente, dois anos, tosse e febre. O que é? 

Em tempos de pandemia, obviamente a Covid-19 vai sempre ser uma das primeiras opções diagnósticas em pacientes que chegam com febre na emergência. Porém, as outras doenças continuam acontecendo e não podemos nos esquecer de colher uma boa história, examinar e fazer os diagnósticos diferenciais. 

febre e covid-19: nem sempre são sinônimos

Arboviroses e Covid-19

O Brasil está localizado em uma área geográfica tropical com doenças arboviroses relevantes, o que traz a preocupação com relação à sobreposição de curvas de arbovírus e Covid-19, que sobrecarregam nosso sistema de saúde pública. Além disso, Dengue, Zika, Chikungunya e Covid-19 acabam tendo características clínicas semelhantes, o que pode retardar o diagnóstico e dificultar a correta abordagem dos casos. 

Outro ponto que podemos destacar são resultados falso‐positivos em testes sorológicos para dengue, que posteriormente foram confirmados como Covid‐19. Este combo de doenças demanda atenção urgente, uma vez que culminam em impactos graves e devastadores no sistema de saúde. O médico no plantão, principalmente em áreas endêmicas, precisa estar atento para realizar o diagnóstico diferencial.

Vale lembrar, que para as arboviroses, como dengue que pode evoluir para casos graves, deve-se estar bastante atento a sinais de hemorragia, choque e caprichar na hidratação. Já para Covid-19, a preocupação maior é com a evolução para quadro de insuficiência respiratória. A abordagem precoce de forma correta pode ser o diferencial para o desfecho dos casos. 

Pode ocorrer a coinfecção entre arboviroses e Covid-19?

Além do diagnóstico diferencial, sempre existe a possibilidade de coinfecções pela Covid-19 e arboviroses, como foi descrito em alguns artigos já publicados. 

Coinfecções com diferentes patógenos podem resultar em consequências complexas e imprevisíveis sobre a gravidade. A literatura sugere que as coinfecções com gripe e dengue podem estar associadas a maior gravidade. As primeiras 24 a 48 horas são importantes devido aos sinais semelhantes antes da diferenciação clínica das diferentes doenças.

Como diferenciar todas essas síndromes febris?

No contexto da cocirculação de vírus potencialmente fatais, é fundamental colher uma boa história e fazer um exame físico pensando nos diagnósticos diferenciais. É importante também solicitar um diagnóstico laboratorial combinado (Covid-19-dengue-zika-chikungunya) para pacientes ambulatoriais e pelo menos um laboratório básico, incluindo hemograma completo, enzimas hepáticas, proteína C reativa, proteína sérica, creatinina e eletrólitos. 

Vale lembrar também que devemos ficar atentos aos sinais de alarme tanto nos pacientes em consultas ambulatoriais quanto nos acompanhamentos por telemedicina. Quais seriam eles? Em geral, vamos nos preocupar com os pacientes que apresentem dispneia, cianose, dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; hipotensão postural e/ou lipotímia; hepatomegalia dolorosa; hemorragias importantes (hematêmese e/ou melena); sonolância e/ou irritabilidade; diminuição da diurese; diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia; aumento repentino do hematócrito; queda abrupta de plaquetas; desconforto respiratório. Ou seja, juntamos os alarmes da Covid-19 com os alarmes das arboviroses.

Adaptado de: Nacher M, Douine M, Gaillet M, et al. Simultaneous dengue and COVID-19 epidemics: Difficult days ahead?. PLoS Negl Trop Dis. 2020;14(8):e0008426. Published 2020 Aug 14. doi:10.1371/journal.pntd.0008426

Mensagem prática:

  • Nem tudo que dá febre é Covid-19. Devemos ficar atentos aos diagnósticos diferenciais, principalmente em áreas endêmicas de arboviroses.
  •  Existe a possibilidade de coinfecções pela Covid-19 e  arboviroses.
  • Devemos ficar atentos aos sinais de alarme nos pacientes. Uma boa estratégia é focar tanto nos sinais de alarme do Covid quanto das arboviroses.

 Autora: 

Referências bibliográficas: 

  • Ridwan R. COVID-19 and dengue: a deadly duo. Trop Doct. 2020 Jul;50(3):270-272. Epub 2020 Jun 26. PMID: 32588763. doi: 10.1177/0049475520936874
  • Nacher M, Douine M, Gaillet M, et al. Simultaneous dengue and COVID-19 epidemics: Difficult days ahead?. PLoS Negl Trop Dis. 2020;14(8):e0008426. Published 2020 Aug 14. doi:10.1371/journal.pntd.0008426
  • Ribeiro VST, Telles JP, Tuon FF. Arboviral diseases and COVID-19 in Brazil: Concerns regarding climatic, sanitation, and endemic scenario. J Med Virol. 2020 Nov;92(11):2390-2391. Epub 2020 Jun 16. PMID: 32462677; PMCID: PMC7283674. doi:10.1002/jmv.26079
  • Equipe de Comunicação da Sala de Situação em Saúde. UnB Notícias. 22/02/2021. Disponível em: https://www.noticias.unb.br/125-saude/4786-arboviroses-precisam-de-atencao-no-pais
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.