Fibrinogênio é um fator preditor de complicações maternas em casos de descolamento de placenta e morte fetal?

Durante a gestação, ocorre a elevação de fibrinogênio durante os trimestres podendo alcançar valores na casa de 5g/L.

A presença de descolamento placentário é uma complicação importante que além da morte fetal pode levar a complicações no sistema de coagulação materna. Alterações nesse sistema com hiperfibrinólise podem estar associados a CIVD, algumas vezes de evolução muito rápida, principalmente quando associado o quadro de hemorragia puerperal.  

Durante a gestação, a mulher é preparada fisiologicamente para as perdas sanguíneas associadas ao parto. Entre outros, ocorre a elevação de fibrinogênio durante os trimestres podendo alcançar valores na casa de 5g/L. Já quando o fibrinogênio cai para 3 g/L a literatura concorda que a chance de complicações hemorrágicas é grande. Já níveis < 2g/L carregam 100% de complicações hemorrágicas posteriores à admissão segundo Charbit et al.

fibrinogênio

Estudo

Um estudo francês de 20 de agosto de 2022, retrospectivo, revisitou esse conceito publicando um artigo no International Journal of Gynecology & Obstetrics. Durante 12 anos, fizeram avaliação de parâmetros laboratoriais (plaquetas, TTPA, TP e fibrinogênio) e complicações maternas (múltiplas transfusões, histerectomia, falência de múltiplos órgãos e morte materna) de gestantes com gestações únicas admitidas com morte fetal e descolamento de placenta a partir de 24 semanas em três hospitais terciários franceses.  

Nenhuma paciente tinha coagulopatias na admissão hospitalar para tratamento.

Leia também: Fatores de risco e desfechos adversos em gestantes mais velhas com doenças hipertensivas na gravidez

Conclusão

Confirmou-se no estudo que fibrinogênio abaixo de 1,9 g/L é um fator preditor com sensibilidade e especificidade de 83% (IC 95%) para complicações hemorrágicas maternas nos casos de óbito fetal associado a descolamento prematuro de placenta em gestações acima de 24 semanas. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Atallah, A., Piccin, G., Dubernard, G., Abdul-Hay, M.J., Cortet, M. and Huissoud, C. (2022), Fibrinogen for the prediction of severe maternal complications in placental abruption with fetal death after 24 weeks of gestation. Int J Gynecol Obstet. Accepted Author Manuscript. https://doi.org/10.1002/ijgo.14417