Página Principal > Pneumologia > Fibrose pulmonar: sildenafil pode ser uma nova opção de tratamento?
fibrose pulmonar

Fibrose pulmonar: sildenafil pode ser uma nova opção de tratamento?

Tempo de leitura: 2 minutos.

O manejo da fibrose pulmonar idiopática depende da gravidade da doença e inclui medidas de suporte, tratamento farmacológico, transplante e tratamento das comorbidades. Atualmente, os principais medicamentos são nintedanibe e pirfenidona. Em novo artigo do NEJM, publicado em setembro, pesquisadores testaram a eficácia do sildenafil.

Para esse estudo, os autores randomizaram 274 pacientes com fibrose pulmonar e capacidade de difusão do CO de 35% ou menos do valor previsto para receber:

  • Nintedanibe 150 mg duas vezes ao dia + sildenafil 20 mg três vezes ao dia por 24 semanas.
  • Nintedanibe 150 mg duas vezes ao dia + placebo três vezes ao dia por 24 semanas.

Sildenafil no tratamento da fibrose pulmonar

O desfecho primário foi a mudança em relação ao baseline no escore total do Questionário Respiratório do Hospital Saint George (SGRQ) na semana 12 (o escore total varia de 0 a 100, com pontuações mais altas indicando pior qualidade de vida relacionada à saúde). Os desfechos secundários incluíram medidas de dispneia e segurança.

Os resultados mostraram que não houve diferença significativa na alteração média ajustada no escore total do SGRQ na semana 12 entre o grupo nintedanibe + sildenafil e o grupo nintedanibe + placebo (-1,28 e -0,77 pontos, respectivamente; p = 0,72). Em relação à dispneia e segurança, os desfechos secundários, também não foi observado um benefício claro do tratamento com sildenafil.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que em doentes com fibrose pulmonar e capacidade de difusão do CO de 35% ou menos, o sildenafil não proporcionou um benefício adicional significativo quando utilizado em conjunto com o nintedanibe.

Sildenafil

O sildenafil é um inibidor da fosfodiesterase-5 e vasodilatador pulmonar seletivo e é aprovado para o tratamento da hipertensão arterial pulmonar, mas não em pacientes com hipertensão pulmonar relacionada à doença pulmonar. Comercializado popularmente como Viagra®, o fármaco também é muito utilizado na disfunção erétil.

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.