Fibrose pulmonar: sildenafil pode ser uma nova opção de tratamento?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O manejo da fibrose pulmonar idiopática depende da gravidade da doença e inclui medidas de suporte, tratamento farmacológico, transplante e tratamento das comorbidades. Atualmente, os principais medicamentos são nintedanibe e pirfenidona. Em novo artigo do NEJM, publicado em setembro, pesquisadores testaram a eficácia do sildenafil.

Para esse estudo, os autores randomizaram 274 pacientes com fibrose pulmonar e capacidade de difusão do CO de 35% ou menos do valor previsto para receber:

  • Nintedanibe 150 mg duas vezes ao dia + sildenafil 20 mg três vezes ao dia por 24 semanas.
  • Nintedanibe 150 mg duas vezes ao dia + placebo três vezes ao dia por 24 semanas.

fibrose pulmonar

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Sildenafil no tratamento da fibrose pulmonar

O desfecho primário foi a mudança em relação ao baseline no escore total do Questionário Respiratório do Hospital Saint George (SGRQ) na semana 12 (o escore total varia de 0 a 100, com pontuações mais altas indicando pior qualidade de vida relacionada à saúde). Os desfechos secundários incluíram medidas de dispneia e segurança.

Os resultados mostraram que não houve diferença significativa na alteração média ajustada no escore total do SGRQ na semana 12 entre o grupo nintedanibe + sildenafil e o grupo nintedanibe + placebo (-1,28 e -0,77 pontos, respectivamente; p = 0,72). Em relação à dispneia e segurança, os desfechos secundários, também não foi observado um benefício claro do tratamento com sildenafil.

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que em doentes com fibrose pulmonar e capacidade de difusão do CO de 35% ou menos, o sildenafil não proporcionou um benefício adicional significativo quando utilizado em conjunto com o nintedanibe.

Sildenafil

O sildenafil é um inibidor da fosfodiesterase-5 e vasodilatador pulmonar seletivo e é aprovado para o tratamento da hipertensão arterial pulmonar, mas não em pacientes com hipertensão pulmonar relacionada à doença pulmonar. Comercializado popularmente como Viagra®, o fármaco também é muito utilizado na disfunção erétil.

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar