Fórum de Sepse 2022: início precoce do uso de vasopressina no choque séptico

Qual momento ideal para início da associação da vasopressina à noradrenalina em pacientes com choque séptico?

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O primeiro debate do XVIII Fórum Internacional de Sepse em São Paulo, realizado pelo Instituto Latino-americano de Sepse (ILAS) foi realizado pela Dra. Flávia Machado, coordenadora geral do ILAS e vice-presidente da Global Sepsis Alliance e pelo Dr. Jonathan Sevransky, professor e diretor da Emory University, EUA. A discussão girou em torno do momento ideal para início da associação da vasopressina à noradrenalina em pacientes com choque séptico.

A Surviving sepsis Campaign (SSC) de 2021 sugere que “para adultos com choque séptico em uso de norepinefrina e pressão arterial média inadequada, deve-se iniciar vasopressina ao invés de aumentar a dose de norepinefrina. Em nossa prática, a vasopressina é iniciada quando a dose de norepinefrina encontra-se entre 0,25-0,5 µg/kg/min”. Trata-se de recomendação fraca com evidência de moderada qualidade.

Enquanto o Dr. Jonathan advogou em relação aos efeitos colaterais reduzidos com a economia do uso de norepinefrina quando do início precoce de vasopressina, a Dra. Flávia foi contundente em apontar que não existem dados suficientes na literatura para suportar tal prática, sendo que os custos do aumento do uso de vasopressina não são desconsideráveis, por se tratar de droga de alto custo na maior parte do mundo, além de que a vasopressina não é uma droga isenta de efeitos colaterais.

Para saber mais sobre sepse e choque séptico, ouça nosso podcast: PEBMED e ILAS: destaques da Surviving Sepsis Campaign – manejo da sepse e choque séptico

vasopressina no choque séptico

Mensagem prática

Associe vasopressina ao tratamento do choque séptico quando a dose de noradrenalina estiver em torno de 0,25-0,5 µg/kg/min. Não há dados suficientes que sustentem um uso mais precoce até o momento.

Para saber mais sobre o Surviving sepsis Campaign (SSC) 2021, ouça nosso podcast: PEBMED e ILAS: Destaques da Surviving Sepsis Campaign (2021)

Confira outras noticias sobre o XVIII Fórum Internacional de Sepse 2022 aqui no Portal PEBMED.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# Evans L., Rhodes A, Alhazzani W, et al. Surviving sepsis campaign: international guidelines for management of sepsis and septic shock 2021. Intensive Care Med. 2021;47(11):1181-1247. Doi:10.1007/s00134-021-06506-y # Huang H., Wu C., Shen Q., et al. The effect of early vasopressin use on patients with septic shock: A systematic review and meta-analysis. Am J Emerg Med. 2021 Oct;48:203-208. Doi: 10.1016/j.ajem.2021.05.007. Epub 2021 May 6. PMID: 33975132. # Russell J.A., Walley K.R., Singer J, et al, for the VASST Investigators. Vasopressin versus norepinephrine infusion in patients with septic shock. N Engl J Med. 2008 Feb 28;358(9):877-87. Doi: 10.1056/NEJMoa067373. PMID: 18305265.