Fraturas de falange proximal podem ser tratadas com parafusos de compressão intramedulares?

Um estudo avaliou os resultados do uso de parafusos de compressão intramedulares em fraturas de falange proximal.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

As fraturas de falanges são extremamente frequentes, sendo as da falange proximal mais comuns que da média ou distal. Há um debate sobre a melhor forma de abordagem cirúrgica dessas fraturas já que a redução aberta e fixação interna rígida permitiria maior mobilidade precoce e menor rigidez, entretanto, nesses casos há uma maior dissecção e agressão cirúrgica, o que pode levar a aderências.  

Embora a fixação com fios de Kirschner seja amplamente utilizada, há baixa compressão e menos estabilidade, necessitando maior período de imobilização. Recentemente, o uso de parafusos de compressão intramedulares vem sendo realizado com maior frequência, principalmente para fraturas de metacarpos, fornecendo boa estabilidade e mínima agressão.  Entretanto, evidências sobre o uso de tal técnica em fraturas de falange proximal são limitadas. 

falange proximal

O estudo

Foi publicado nesse mês na revista Hand uma revisão sistemática com o objetivo de identificar e avaliar os resultados do uso de parafusos de compressão intramedulares em fraturas de falange proximal. Foi realizada uma busca em novembro de 2019 nas bases de dados Pubmed, Medline, Embase e Central e foram selecionados estudos na língua inglesa onde pelo menos uma medida de função pós-operatória foi avaliada. 

Quatro estudos foram elegíveis para inclusão (82 fraturas com 77% desses tratados de forma anterógrada), com mais 3 estudos avaliando as falanges proximais e médias analisadas separadamente. O tempo médio de follow up foi de 70,5 semanas, variando de 20 a 216. O movimento ativo total foi maior que 240° em todos os estudos das falanges proximais e a média do DASH pós-operatório foi de 3,62.  

As complicações observadas variaram de 3,6 a 6% dos casos sendo infecção, parafusos longos, traço intra-articular não reconhecido, desvio precoce necessitando revisão e consolidação viciosa.

Leia também: Qual a epidemiologia das fraturas do rádio distal em crianças?

Na prática

Da mesma maneira que nas fraturas de metacarpo, o parafuso intramedular pode ser utilizado nas fraturas de falange com traços transversos principalmente. Os pacientes operados por essa técnica podem iniciar a reabilitação de maneira muito precoce pela estabilidade da fixação e pouca agressão às partes moles. Entretanto, ainda há uma parcela de cirurgiões que questiona uma difícil resolução em caso de complicações pelo fato do implante se encontrar intramedular.  

Serão necessários ensaios clínicos randomizados avaliando desfechos funcionais e inclusive resolução de complicações a fim de definir se há superioridade de uma técnica sobre as outras. 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

# Sivakumar BS, An VVG, Graham DJ, Ledgard J, Lawson RD, Furniss D. Intramedullary Compression Screw Fixation of Proximal Phalangeal Fractures: A Systematic Literature Review. Hand (N Y). 2022 Jul;17(4):595-601. doi: 10.1177/1558944720928503. Epub 2020 Sep 28. PMID: 32988227.