Fraturas do calcâneo após próteses totais do joelho: uma complicação pouco conhecida - PEBMED

Fraturas do calcâneo após próteses totais do joelho: uma complicação pouco conhecida

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Uma rara complicação pode ocorrer após as cirurgias de prótese total do joelho e seu conhecimento ainda é pouco difundido entre muitos especialistas na área. As fraturas por insuficiência do calcâneo foram descritas em poucos relatos de casos em língua inglesa e em alguns outros estudos publicados em japonês e permanecem sendo pouco conhecidas pela maioria dos cirurgiões.

As alterações súbitas no alinhamento do membro promovidas com a correção das deformidades angulares com as cirurgias de prótese do joelho parecem colaborar para uma mudança na transmissão de forças para o calcâneo que aliado a outros fatores de risco podem promover as fraturas por insuficiência do calcâneo. A incidência desta complicação varia de 0,5-1% dos casos e seus fatores de risco são pouco conhecidos. 

Leia também: Quiz: paciente com dor crônica em calcanhar; qual o melhor fluxo propedêutico?

Fraturas do calcâneo após próteses totais do joelho: uma complicação pouco conhecida

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Análise recente

Um artigo publicado na revista científica Injury em julho de 2021 descreve novo casos de fraturas por insuficiência do calcâneo (FIC) após cirurgias de artroplastia total do joelho (ATJ) ipsilaterais. O objetivo deste estudo foi investigar a incidência de FIC após ATJ e determinar as características dos pacientes.

A amostra do estudo inclui 1.548 artroplastias de joelho realizadas entre 2011 a 2020. Nove casos de fratura foram identificados em oito pacientes após ATJ ipsilateral. Todos os pacientes eram mulheres com osteoartrite em varo do joelho (idade média, 71,8 anos). A mudança média no ângulo de alinhamento foi de 14,7 ° ± 5,4 °. O início da dor no período pós-operatório começou em média aos 5,6 meses. Em sete pacientes, as fraturas do calcâneo ocorreram idiopaticamente, mas em um paciente, duas fraturas ocorreram após caminhada de longa distância. 

Saiba mais: Artrodese do joelho para infecção de prótese, uma solução com bons resultados?

Radiografias normais foram observadas em seis fraturas. A ressonância magnética demonstrou uma linha de fratura definida e edema de medula óssea em todos os pacientes. Todos os pacientes, exceto um com diabetes mellitus tipo 2 apresentavam osteoporose. As fraturas cicatrizaram sem complicações em oito pacientes; no entanto, a fratura da faceta anterior do calcâneo deslocou-se e causou um pé plano em um caso. Incidência de fratura por insuficiência do calcâneo foi de 0,58% entre todos os casos e 0,67% considerando apenas mulheres.

Mensagem final

Uma mudança na carga no calcâneo devido a mudanças no alinhamento das extremidades inferiores após a ATJ pode causar fraturas por insuficiência do calcâneo. Os cirurgiões ortopédicos devem estar cientes da possível ocorrência destas fraturas, especialmente em mulheres com osteoporose e joelho com deformidade grave em varo.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Kato M, Warashina H, Kataoka A, Ando T, Mitamura S. Calcaneal insufficiency fractures following ipsilateral total knee arthroplasty. Injury. 2021 Jul;52 (7):P1978-1984. doi: 10.1016/j.injury.2021.05.008

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar