Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Enfermagem / Gamificação: ferramenta inovadora para educação continuada no centro cirúrgico
Gameficação em enfermagem

Gamificação: ferramenta inovadora para educação continuada no centro cirúrgico

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Checar os equipamentos. Montar a sala operatória. Reunir a equipe. Fazer checklist. Circular o procedimento. Desmontar a sala operatória. Encaminhar materiais à CME. Acionar a equipe de higiene. Realizar a limpeza. Próximo paciente. A rotina para quem atua no centro cirúrgico, por muitas vezes, é intensa e incessante. É necessário seguir um fluxo quase orquestrado para manter clientes internos e externos satisfeitos. 

Em tempos de larga concorrência, como manter o nível de excelência tão almejado pelas instituições de saúde em um setor onde a máxima “não tenho tempo”, amplamente utilizada pela enfermagem, é mais real do que nunca? Se a sua resposta foi: através de treinamentos contínuos, você está certo. Afinal uma equipe bem treinada está mais preparada e alinhada aos objetivos e metas da organização. 

Gamificação no Centro Cirúrgico

Entretanto, quando falamos de Centro Cirúrgico, como podemos manter os colaboradores interessados durante os treinamentos e trazer resultados concretos, mesmo com as obrigações e correrias cotidianas? Como reter a atenção da equipe e engajá-la, quando estes dispõem de tão pouco tempo e estão sempre preocupados com as possíveis pendências que ficaram enquanto se ausentam para receber alguma orientação?

Para essas questões, a chave pode ser a Gamificação. Do inglês gamification, é uma metodologia na qual se aplicam mecanismos de jogos à resolução de problemas em outras situações. Esta técnica tem a capacidade de trazer o lúdico para atividades que o colaborador já teria que fazer, explorando aptidões pessoais e despertando emoções positivas de maneira prática e objetiva. 

Como funciona?

Através da inserção estratégica das características dos jogos, como um sistema de pontuação e ranking, um objetivo claro a ser alcançado ou recompensas ao completar as missões, é possível aumentar a participação e gerar engajamento nas atividades necessárias. Além disso, através deste sistema, o colaborador terá, de imediato, o resultado de suas ações, trazendo, assim, um feedback em tempo real da sua performance.

Você não precisa desenvolver mecânicas complexas, basta aplicar o tema desejado dentro de um sistema de jogo já existente (como por exemplo: cruzadinha, caça-palavras, jogo dos 7 erros e etc.). Essa abordagem diferenciada retém a atenção da equipe imediatamente porque, de maneira geral, os treinamentos para os colaboradores da área da saúde ainda são feitos no formato tradicional, onde estes são apenas ouvintes de um conteúdo que, por vezes, é considerado maçante. 

Inovação no ambiente hospitalar

Com esta metodologia, ainda pouco explorada no ambiente hospitalar, é possível capacitar sua equipe de maneira rápida, prática, divertida e a um custo de praticamente zero, além de poder mensurar com precisão o desenvolvimento de cada colaborador e trabalhar individualmente aquele ponto onde este apresentou um desempenho inferior ao esperado.

É possível encontrar sites gratuitos onde você pode desenvolver jogos, inserindo informações personalizadas de maneira muito prática e sem exigir habilidades diferenciadas. 

O importante é que as pessoas compreendam o real objetivo proposto e a importância para a instituição do tema aplicado, despertando o melhor da equipe e estimulando uma competição saudável. 

Gostou? Então, que comecem os jogos!

 

Referências bibliográficas: 

Autor(a):

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.