Leia mais:
Leia mais:
Melhores práticas perioperatórias em pacientes obesos
Check-up Semanal: sedação e bloqueadores neuromusculares, anticoagulante na obesidade e mais! [podcast]
Dicas de anticoagulação na obesidade
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Semaglutida: uma nova era no tratamento da obesidade

Ganho de peso na vida adulta aumenta risco de câncer

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Indivíduos que ganham uma quantidade substancial de peso durante a idade adulta têm um risco aumentado para cânceres relacionados à obesidade, indicam os resultados de uma análise recente.

500x120-usuarios

Para a análise atual, pesquisadores examinaram dados de aproximadamente 300 mil indivíduos de um coorte dos EUA, que incluiu, aproximadamente, 118 mil homens e 112 mil mulheres, para os quais quatro medidas de IMC estavam disponíveis.

A equipe começou a procurar mudanças no IMC entre as idades de 18 a 65 anos. Utilizaram modelos longitudinais de classe latente para agrupar trajetórias de IMC ao longo do tempo, a partir das quais as seguintes trajetórias foram definidas:

  • Nos homens:

– Magro, aumento moderado (68,1%);
– Magro, aumento marcado (4,8%);
– Médio, marcado (31,7%);
– Aumento acentuado (3,4%)

  • Nas mulheres:

– Magra, estável (32,6%)
– Magra, aumento moderado (41,1%)
– Magra, aumento marcado (21,1%)
– Aumento acentuado (3,5%)

Dados de acompanhamento cobrindo um período médio de 15 anos foram, então, usados para determinar o risco de desenvolver cânceres relacionados à obesidade.

250-BANNER6

Mais sobre obesidade:

– 6 recomendações para prevenir obesidade e transtornos alimentares em adolescentes

– Obesidade pode acelerar o declínio cognitivo

– Associação entre parto cesáreo e risco de obesidade

– Obesidade combatida com dinheiro

– Obesidade: Uma doença da mente?

Os pesquisadores observaram que a maioria dos participantes do sexo masculino caiu no grupo de magro a moderado aumento (68%), usado como referência. Comparado a este grupo, houve um aumento significativo no [OR] ao longo da vida do desenvolvimento de cânceres relacionados à obesidade ([HR] = 1,24) no grupo que apresentou um aumento médio marcado no IMC. Aumentos ainda maiores no risco de câncer foram observados no grupo com aumento marcado (HR = 1,50) e no grupo com aumento acentuado (HR = 1,53).

Cerca de 33% das mulheres neste estudo caiu no grupo magro e estável (33%), usado como referência. Em comparação com este grupo, o [OR] em todos os outros grupos foram elevadas. Para as mulheres no grupo magro, com aumento moderado, [HR] = 1,07; para as no grupo magro, acentuado, [HR] = 1,17; e para as do grupo com aumento de peso, [HR] = 1,16.

Homens que passaram de peso normal para excesso de peso durante a idade adulta tinha um risco aumentado de 50% de desenvolverem cânceres relacionados à obesidade. Entre as mulheres, o aumento do IMC foi associado com um risco aumentado de 17%.

O estudo fornece uma compreensão mais profunda das implicações de saúde causadas pela epidemia de obesidade e pode fornecer profissionais de saúde com um meio de avaliar o risco de um indivíduo.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • NCRI Cancer Conference 2016. Poster session. Presented November 9, 2016. https://abstracts.ncri.org.uk/abstract/lifetime-bmi-trajectory-classes-and-obesity-related-cancer-risk-in-a-us-retrospective-cohort-study/
  • Marked Weight Gain in Adulthood Increases Cancer Risk. Medscape. Nov 09, 2016.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar