Gel de ácido hialurônico reduz aderências intrauterinas após dilatação e curetagem no abortamento? 

Um estudo teve o objetivo de responder se o gel de ácido hialurônico reduz aderências intrauterinas pós-dilatação e curetagem no abortamento.

O abortamento é uma patologia frequente e 30% das mulheres precisam realizar dilatação cervical e curetagem uterina. É de nosso conhecimento que esse procedimento aumenta a chance da paciente desenvolver sinéquias uterinas, podendo prejudicar uma nova gestação. A utilização de ácido hialurônico pós-histeroscopia já utilizado para reduzir as aderências intrauterinas, seria também benéfico pós-curetagem uterina?

ácido hialurônico

Estudo

Pensando em responder essa pergunta, pesquisadores franceses desenvolveram um estudo multicêntrico (nove hospitais na França), prospectivo, randomizado e aberto. Pacientes que tiveram aborto espontâneo entre 7 e 14 semanas de gestação, que necessitassem de dilatação e curetagem e que desejassem outra gravidez foram elegíveis para o estudo. As mulheres foram aleatoriamente designadas 1:1 para cirurgia isolada (grupo controle) vs cirurgia com instilação intrauterina de gel de ácido hialurônico (grupo gel).

Uma histeroscopia no consultório foi planejada seis a oito semanas após a cirurgia. O desfecho primário foi a taxa de aderências intrauterinas durante esta histeroscopia de acompanhamento no consultório. Duas pesquisas de fertilidade de acompanhamento diferentes foram enviadas aos seis meses e um ano após o término da intervenção, respectivamente.

Aborto: 63% das brasileiras consideram que a saúde pública não está preparada para acolher mulheres pós-curetagem

Conclusões

Entre as 343 pacientes que fizeram curetagem, 278 fizeram histeroscopia. Depois de várias análises, a taxa de aderências intrauterinas foi menor no grupo gel em comparação com o grupo controle (9,1% vs. 18,4%, respectivamente, p=0,0171). Entre as 110 participantes da pesquisa que responderam aos questionários, a taxa geral de gravidez doze meses após a cirurgia foi de 64,5% (71/110), e foi semelhante em ambos grupos (57,4% (27/47) no grupo controle vs. 69,8% (44/63) no grupo gel, p=0,1789). 

A partir desses dados os autores concluíram que a instilação de gel de ácido hialurônico intrauterina após realizar dilatação do colo uterino e curetagem pós-abortamento, diminui o risco de sinéquias uterinas.  

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Sroussi J, Bourret A, Pourcelot A-G, Thubert T, Lesavre M, Legendre G, Tuffet S, Rousseau A, Benifla J-L, for HYFACO group, DOES HYALURONIC ACID GEL REDUCE INTRAUTERINE ADHESIONS AFTER DILATION AND CURETTAGE IN WOMEN WITH MISCARRIAGE? MULTICENTRIC RANDOMIZED CONTROLLED TRIAL (HYFACO STUDY), American Journal of Obstetrics and Gynecology (2022), doi: https://doi.org/10.1016/j.ajog.2022.05.064.