Leia mais:
Leia mais:
Antivirais na infecção por influenza [vídeo]
Check-up Semanal: aumento de influenza no sudeste brasileiro, saúde cardiovascular e mais! [podcast]
O que sabemos sobre a epidemia de influenza do Rio de Janeiro que se espalha em surtos pelo país?
A relevância da vacinação contra a gripe durante a pandemia de Covid-19: novas atualizações
Surto de gripe no Rio de Janeiro: uma breve reflexão

Gripe aviária: Governo de Israel sacrifica centenas de milhares de aves para tentar evitar nova epidemia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Centenas de milhares de aves estão sendo sacrificadas em Israel para tentar conter um grave surto de gripe aviária. Os fazendeiros estão sendo obrigados pelo governo israelense a abater meio milhão de galinhas, gerando temores de uma possível escassez de ovos. 

Mais de 5 mil grous migratórios já morreram na Reserva Natural de Hula, o que foi chamado pelo  ministro do Meio Ambiente, Tamar Zandberg de “o pior golpe para a vida selvagem na história de Israel”. 

O estado de emergência foi anunciado em Israel pelo Serviço Veterinário do Ministério da Agricultura, depois que o vírus H5N1 da gripe foi encontrado em aviários próximos da cidade de Margaliot, causando o óbito de mais de 300 mil galinhas poedeiras. 

O Serviço Veterinário informou ainda que as granjas foram isoladas, sendo interrompidas a comercialização de ovos e da estação de triagem que os recebia e começou a examinar as granjas próximas para detectar a doença. 

O perigo de um surto de gripe aviária no país atingir os humanos é real e muito preocupante, de acordo com o professor Amnon Lahad, presidente do Conselho Nacional de Saúde Comunitária de Israel. 

“A natureza generalizada da gripe aviária é muito preocupante, especialmente porque infecta galinhas e não apenas aves silvestres. Ele passou da vida selvagem para o estoque de animais, e espero que não dê o próximo passo para os humanos”, disse o importante epidemiologista, que está rastreando o surto aviário, em uma entrevista ao jornal The Times of Israel. 

gripe aviária

Infecção em humanos 

Embora a transmissão de pássaros para humanos seja raro, 456 óbitos de indivíduos infectados com o vírus foram relatados desde 2003, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Quatro cepas causam preocupação nas autoridades sanitárias: H5N1, H7N9, H5N6 e H5N8. Até o momento, os cientistas sabem pouco sobre as infecções atuais. 

O professor Amnon Lahad ressaltou que um salto para os humanos pode ocorrer após uma mutação, mas também é inteiramente possível que a gripe possa cruzar espécies sem uma mutação.

Retrospectiva 2021: sepse, vacinação contra a Covid-19 e mais do que teve destaque no ano

Recomendações das autoridades 

Por enquanto, nenhuma transmissão do vírus A (H5N1) para humanos foi relatada pelas autoridades. Indivíduos que estiveram em contato próximo com aves infectadas estão recebendo tratamento preventivo. 

O jornal Times of Israel informou que o primeiro surto de gripe aviária em Israel neste outono foi relatado em 18 de outubro em Moshav Nahalal, no Vale de Jezreel, cerca de 60 km a sudoeste da Reserva Natural de Hula. Em novembro, foram registrados casos em um kibutz (fazenda coletiva) e em duas granjas. 

O Ministério da Saúde de Israel alertou a população para tomarem precauções em meio ao surto de gripe aviária, orientando para evitar o contato com aves doentes ou feridas, assim como não caçar tais animais. 

Além disso, a população só deve comprar frango e ovos em locais regulamentados que tenham selos de inspeção sanitária. Entre as recomendações estão o cuidado em cozinhar bem os ovos e frango, manter a higiene e lavar as mãos após o contato com esses alimentos.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autora:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.