Retrospectiva 2021: sepse, vacinação contra a Covid-19 e mais do que teve destaque no ano

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O ano de 2021 continuou sendo desafiador para os profissionais de saúde com a continuação da pandemia, mas também trouxe um pouco de esperança com as vacinas contra Covid-19. Por outro lado, outros temas também estiveram em voga, com novas diretrizes e revisões e estudos de temas importantes. No Portal PEBMED, tivemos também quizzes que ganharam destaque neste ano.

Confira abaixo nossa retrospectiva 2021, com os textos do Portal mais acessados ao longo do ano.

  1. Primeiro mês de vacinação: resumindo efeitos colaterais e contraindicações

Após o primeiro mês de vacinação, nossa editora médica Dayanna Quintanilha avaliou os principais efeitos colaterais e contraindicações que apareceram nos estudos das vacinas contra Covid-19, principalmente aquelas com a tecnologia de mRNA. Após aproximadamente um mês, com milhões de pessoas vacinadas, observou-se que a maioria dos efeitos colaterais foram locais, com alguns casos isolados de reações adversas graves, principalmente em pessoas que já apresentavam história prévia de alergia. Confira o artigo novamente aqui.

  1. Covid-19 e vacinas: o que sabemos até o momento? [podcast]]

Em nono lugar de acessos esteve um podcast! Com a autorização das vacinas para uso emergencial no Brasil, nossa editora de infectologia, Isabel Melo, bateu um papo com Alberto Lemos, médico infectologista do laboratório da Fundação Oswaldo Cruz. Eles conversaram sobre tipos de vacinas, efeitos adversos, dúvidas e muito mais. Veja aqui.

  1. Guidelines da Surviving Sepsis Campaign 2021: cuidados iniciais na sepse e choque séptico

No último trimestre do ano, foram divulgados os novos guidelines de sepse. O time de infectologistas e intensivistas do Portal PEBMED preparou a análise e resumo das principais recomendações. Elas foram divididas em três textos: um sobre terapia antimicrobiana, um sobre hemodinâmica e ventilação mecânica e o primeiro, que está neste TOP, sobre os cuidados iniciais e choque séptico. Acesse aqui.

  1. Quiz: paciente sexo feminino, 46 anos, “sensação de desmaio”. O que será?

Em sétimo lugar esteve um dos nossos quizzes. O caso é de uma paciente do sexo feminino, 46 anos, previamente hígida, que compareceu as serviço de urgência relatando perda de força muscular em membros superiores, principalmente à esquerda, e “sensação de desmaio”. Você consegue descobrir qual a condição? Veja novamente aqui.

  1. Corticoide para Covid-19: dexametasona ou metilprednisolona?

Ao longo da pandemia de Covid-19, diversos medicamentos apareceram como potenciais para o tratamento da doença. O primeiro fármaco que apresentou redução de mortalidade foi a dexametasona, um corticoide, mas apenas em casos que necessitassem de oxigênio. Como ainda havia pouca evidência sobre o melhor corticoide, um estudo randomizado foi realizado, no Irã, para avaliar a eficácia de metilprednisolona versus dexametasona em pacientes hospitalizados. Se você ainda não viu os resultados desse estudo, confira aqui.

  1. Meta-análise revela aumento de mortalidade após uso de hidroxicloroquina na Covid-19

Apesar de inicialmente terem sido vistos com grande entusiasmo como potencial terapia para infecção pelo SARS-CoV-2, causador da Covid-19, os antimaláricos cloroquina e hidroxicloroquina não mostraram benefício na maior parte dos estudos em que foram avaliados. Uma publicação deste ano, da Nature, trouxe uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados sobre o efeito de cloroquina ou hidroxicloroquina na mortalidade por Covid-19. Veja os resultados aqui.

  1. Síndrome pós-Covid: como abordar essa condição? [podcast]

Com mais de um ano de pandemia, a recuperação dos pacientes se tornou um tema bem importante ao longo de 2021. Neste podcast especial, nossa editora médica associada, Dayanna Quintanilha, especialista em Clínica Médica, conversou com o intensivista e pneumologista Carlos Toufen, médico da UTI respiratória do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Se você não ouviu o papo, confira aqui.

  1. Vacinação contra a Covid-19: quais profissionais de saúde devem ser priorizados?

Com a aprovação das vacinas, diversos profissionais de saúde foram priorizados para continuar enfrentando a pandemia de forma mais segura. Por outro lado, como alguns deles não estavam na linha de frente, o Ministério da Saúde divulgou um informe técnico com a distribuição das primeiras doses da vacinação conta a Covid-19 e os grupos prioritários. Confira como tudo aconteceu aqui.

  1. Colchicina em pacientes com Covid-19 é eficaz?

Na contínua busca por um tratamento eficaz para a Covid-19, diversos estudos com medicamentos de diferentes mecanismos foram divulgados. A colchicina foi um deles e, por ter demonstrado alguns resultados promissores, esteve por um tempo em discussão pelos médicos sobre seu possível uso. Confira os resultados do primeiro estudo aqui.

  1. O que fazer com o valor do D-dímero no paciente com Covid-19?

Em primeiro lugar, temos um tema que esteve muito em voga em 2020 e continuou em discussão este ano: D-dímero e seu uso no paciente com Covid-19. O nosso colunista Hiago Bastos, especialista em terapia intensiva, fez uma revisão muito interessante sobre o tema, se você não acessou, pode conferir aqui.

O ano de 2021 ainda teve a Covid-19 como tema central, mas esperamos que 2022 possamos comemorar o fim da pandemia. Nós, do Portal PEBMED, continuaremos trazendo todas as principais atualizações de saúde para você. Feliz 2022!

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.