Guideline: avaliação e manejo de massas anexiais

A American College of Obstetricians and Gynecologists publicou diretrizes atualizadas para avaliar e gerenciar as massas anexiais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Cada vez mais médicos e mulheres enfrentam o diagnóstico de massas anexiais, muito em parte graças a melhora na qualidade dos exames de imagem. Reconhecendo esse aumento, a American College of Obstetricians and Gynecologists publicou diretrizes atualizadas para avaliar e gerenciar estas massas.

A maior parte das massas anexiais encontrada em exames de imagens é benigna e assintomática. O objetivo das novas recomendações é evitar uma reação exagerada aos achados e, ao mesmo tempo, orientar os profissionais nos casos em que a intervenção é necessária. As principais orientações são:

Imagem por ultrassom

  • Na maioria dos casos, a ultrassonografia transvaginal é apropriada para a avaliação de primeira linha das massas anexiais.
  • Ultrassonografia abdominal deve ser utilizado quando a abordagem vaginal não é adequada (por exemplo, em doentes com atrofia genital grave) e para massas que se estendem para além da pelve.
  • A avaliação com Doppler do fluxo vascular é um importante complemento ao ultrassom.
  • Massas > 10 cm, presença de projeções papilares ou sólidas dentro de um cisto, irregularidade, fluxo robusto em Doppler e ascite devem levantar suspeita de malignidade.

Marcados tumorais no ajuste de massas anexiais

  • Em mulheres na pré-menopausa, a avaliação do CA 125 tem uma taxa de falsos positivos elevada.
  • Em pacientes na pós-menopausa, CA 125 elevado deve levantar suspeita de malignidade e desencadear encaminhamento para um médico especializado.
  • Em mulheres na pré e pós-menopausa, o teste OVA1 e o algoritmo ROMA identificam neoplasias malignas com maior sensibilidade e especificidade do que o CA 125. Uma pontuação elevada em qualquer um dos painéis deve induzir o encaminhamento para um médico especializado.

Massas anexiais benignas

  • Cistos simples, cistos dermoides, hidrossalpinges e endometriomas podem ser diagnosticados definitivamente com ultrassom, são comuns em mulheres na pré-menopausa e, quando assintomáticos, podem ser gerenciados com acompanhamento ultrassonográfico em série.
  • Cistos simples (> 3 cm em mulheres na pré-menopausa; > 1 cm em mulheres na pós-menopausa) têm paredes finas e lisas e não têm septações, componentes sólidos ou fluxo vascular notável em Doppler; Eles, muitas vezes, regredem sem intervenção.
  • Em mulheres com cistos dermoides ou endometriomas, cirurgia deve ser considerada se as massas forem grandes, crescendo em seguimento ultrassonográfico ou sintomático.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://www.jwatch.org/na42770/2016/11/17/assessing-and-managing-adnexal-masses
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão