Leia mais:
Leia mais:
Endometriose e adenomiose: há relação com distúrbios causados pelo consumo de produtos químicos?
Efeito da supressão hormonal pós-operatória na fertilidade de pacientes com endometriose
Histerectomia total videolaparoscópica em pacientes com endometriose profunda
Efetividade das intervenções dietéticas no tratamento da endometriose
Endometriose na adolescência: o que diz o novo guideline?

Guideline para tratamento da endometriose associada a infertilidade

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Mulheres com endometriose sofrem com dois problemas maiores: dores pélvicas crônicas e/ou infertilidade. Por ser uma patologia que acomete majoritariamente mulheres na menacme, é de suma importância sabermos a terapêutica adequada para mulheres que desejam preservar a fertilidade para uma gestação futura ou gestar.  

Recentemente, a European Society of Human Reproduction and Embryology publicou um guideline orientando sobre o tratamento clínico da condição. Veja os principais pontos. 

endometriose

Supressão Ovariana 

Durante muitos anos acreditou-se que a supressão ovariana seria benéfica para as pacientes com endometriose com desejo de preservar a fertilidade. Porém, baseado nos resultados da revisão Cochrane, a supressão da função ovariana (por meio de danazol, Agonistas de GnRH, progestágenos, contraceptivos orais de progesterona) para melhorar a fertilidade em mulheres com endometriose não é eficaz e não deve ser oferecido apenas para esta indicação. 

Terapia hormonal associada a terapia cirúrgica 

De acordo com o guideline de endometriose da European Society of Human Reproduction and Embryology (2022), não devemos prescrever terapia hormonal para a paciente que deseja gestar após a terapêutica cirúrgica, pois impedirá a mulher de conceber no momento, além de não melhorar as chances de engravidar após a suspensão da medicação. Já as pacientes que desejam preservar a fertilidade, mas ainda não querem gestar, se beneficiam da prescrição de terapia hormonal, pois juntamente com a cirurgia aumentam as chances de melhorar a dor pélvica crônica. 

Outros tratamentos medicamentosos 

Sendo a endometriose uma doença inflamatória, a prescrição de agentes anti-inflamatórios tem sido discutida. Porém, em uma revisão realizada pela Cochrane em 2021 com pentoxifylline não mostrou benefícios de sua prescrição em relação ao placebo. De modo que não é recomendado prescrever pentoxifylline para as pacientes com endometriose. 

O uso de letrozol para otimizar a chance de conceber não é recomendado, pois não existem evidências de seu benefício. Pelo ao contrário, em um estudo realizado com pacientes após cirurgia para tratamento de endometriose não foi evidenciado nenhum benefício quando comparado com as pacientes que receberam placebo. 

Leia também: Existe relação entre endometriose e parto prematuro?

O guideline de endometriose da European Society of Human Reproduction and Embryology (2022) apresenta mais de 100 recomendações para médicos que prestam assistência a mulheres com essa patologia.  Hoje trouxe, de modo prático e objetivo, as recomendações sobre o tratamento clínico das pacientes com endometriose que querem preservar a fertilidade, mas ainda existem muitas recomendações para discutirmos. 

Referências bibliográficas:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.