Leia mais:
Leia mais:
Gastroparesia por canabinoides: o que já se sabe sobre essa síndrome?
Check-up Semanal: terapias invasivas para osteoartrite de joelho, esofagectomia cervical versus torácica e mais! [podcast]
Dispepsia funcional e gastroparesia: parte do mesmo espectro de doença?
Gastroparesia em crianças: como conduzir?
Haloperidol ou ziprasidona são eficazes no controle de delirium na UTI?

Haloperidol é uma boa alternativa para o tratamento de gastroparesia diabética?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O tratamento da gastroparesia diabética frequentemente se limita a agentes antieméticos, procinéticos, opioides e não-opioides. O haloperidol, agente antipsicótico antidopaminérgico seguro, demonstrou possuir propriedades analgésicas e antieméticas.

Para um novo estudo, publicado no The American Journal of Emergency Medicine, pesquisadores analisaram os registros médicos de pacientes em um departamento de emergência americana, onde o haloperidol é comumente administrado para gastroparesia. No total, 52 pacientes que se apresentaram à emergência e receberam haloperidol para tratamento gastroparesia foram incluídos no estudo.

Esses dados foram, então, comparados a outras visitas semelhantes onde o haloperidol não foi administrado. Os pesquisadores avaliaram taxas de admissão, tempo de permanência hospitalar, uso de outros antieméticos e número de equivalentes de morfina administrados para analgesia.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Foi observada uma redução significativa no uso de analgesia (mediana: 6,75 versus 10,75; p = 0,001) e na admissão por gastroparesia (5/52 versus 14/52; p = 0,02) quando haloperidol foi administrado. Não foram observadas diferenças significativas no tempo de permanência hospitalar e antieméticos adicionais administrados. Nenhuma complicação foi identificada nos pacientes que receberam haloperidol.

Para os pesquisadores, esses achados demonstram que o haloperidol pode representar uma alternativa adequada, eficaz e segura à analgesia tradicional e à terapia antiemética no manejo da gastroparesia diabética.

Referências:

  • Ramirez R et al. Haloperidol undermining gastroparesis symptoms (HUGS) in the emergency department. Am J Emerg Med 2017 Mar 12; [e-pub]. (https://dx.doi.org/10.1016/j.ajem.2017.03.015)
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar