Handoff: Uma prática para salvar vidas (parte 3)

O Handoff é uma técnica fundamental para a segurança do paciente, e saber receber a informação é tão importante como passá-la da maneira correta.

250-BANNER5A comunicação na passagem de casos, o Handoff, é muito importante para evitar erros e garantir a segurança do paciente. Como falamos nas partes 1 e 2: Handoff: Uma prática para salvar vidas (parte 1) e Handoff: Uma prática para salvar vidas (parte 2), a técnica é fundamental, e saber receber a informação é tão importante como passá-la da maneira correta.

Parece improvável que as ferramentas mnemônicos simples, como aquelas que têm sido cada vez mais populares na literatura e como intervenções de melhoria da qualidade, serão suficientes para garantir um Handoff eficiente. Pouca evidência empírica tem demonstrado que essas ferramentas levarão, de fato, a uma melhora na continuidade de cuidados, eficiência e segurança. Tomemos por exemplo o mnemônico que tem sido discutido mais na literatura, a ferramenta SBAR (situação, fundo, avaliação e recomendação). Embora possa ajudar no fornecimento de clareza e de um quadro comum do que deve ser incluído na comunicação, não tem nenhum papel em ajudar as partes entender as diferenças nos seus modelos mentais. Apesar de numerosas publicações, o SBAR não conseguiu demonstrar benefícios em resultados clinicamente relevantes. Até mesmo tarefas simples, como gerenciamento de anticoagulação, não melhoraram com o SBAR.

Mais impressionante é a utilização de outro mnemônico, DeMIST (detalhes, mecanismo, lesões, sinais/sintomas e observações e tratamento dado). Em um estudo desta ferramenta, a precisão da recordação pessoal do departamento de emergência realmente diminuiu! Esta evidência empírica, na verdade, está de acordo com pesquisa qualitativa que sugere que os residentes percebem ferramentas padronizadas para Handoff como sendo, possivelmente, prejudiciais. Mais pesquisas sobre como incorporar o Handoffs à formação, no currículo médico e na cultura de cuidados de saúde serão necessárias. Várias estratégias são importantes para facilitar a co-construção da trajetória do paciente:

1. Incentive e ensine a equipe de saída para assumir a perspectiva da que está chegando. Isso é especialmente importante nos casos em que a incerteza sobre novas informações ou o curso esperado da doença ainda é um problema. Em situações em que a enfermeira ou o médico tem o monopólio do conhecimento sobre o paciente, é fácil para um Handoff se tornar uma narrativa arrumado do que foi feito e por que foi justificada, mas isso pode não ser o que a equipe que está chegando realmente precisa. Os problemas que poderão ser encontrados e os quebra-cabeças não resolvidos do caso podem ser mais importante para a pessoa que vai assumir a responsabilidade. Uma narrativa auto-consistente pode correr o risco de encobrir elementos desordenados, tais como os resultados dos testes que não estão completamente em linha com o diagnóstico mais plausível.

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2. Compreenda a função das perguntas. Um dos efeitos das perguntas é induzir a equipe que está saindo, a fim de responder de forma inteligível, a participar ativamente na perspectiva do receptor e fornecer as informações apropriadas. Mas as perguntas muitas vezes resultam de uma inconsistência de feltro quando uma imagem da situação do paciente do receptor toma forma. ‘Qual foi o nível de saturação?’ pode ser pronunciado, porque houve um ruído na sala, que obscureceu o número falado. Mas também pode ocorrer porque o médico tem a sensação de que o paciente que ele está ouvindo normalmente teria sido entubado, mas esse procedimento não foi relatado, uma contradição com o modelo mental atual que a pessoa possui. Sem essa questão para a equipe de saída, pode haver um entendimento incompleto sobre o paciente. Às vezes, uma pergunta pode até ser uma formulação ativa de uma hipótese alternativa sobre a trajetória fundamental ou provável do paciente.

3. Crie momentos específicos para ajudar a equipe que está chegando a se preparar para o Handoff, moldando, assim, seus modelos mentais dos pacientes. Isso é importante, porque uma das barreiras para uma equipe de entrada expor inconsistências em seu modelo mental é que ele pode ser insuficientemente formado para uma discussão durante o Handoff. Formas atuais para ajudar com os preparativos recebendo pacientes incluem o uso de pré-transição de placas de status nos serviços de emergência ou a prática de desenvolvimento da carta de biópsia, que está ocorrendo entre os médicos enquanto eles exploraram os novos registros eletrônicos para começar a construir seus próprios entendimentos sobre pacientes antes de receber o Handoff.

No geral, o corpo de pesquisa sobre a co-construção ativa do significado em conversas nos direciona para examinar e, talvez, expandir, o papel vital da parte receptora em conseguir a comunicação integral necessária para a qualidade e segurança do paciente.

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Referências:

  • Michael D Cohen et al. – A handoff is not a telegram: an understanding of the patient is co-constructed
  • Meghan B. Lane-Fall et al. – ICU Attending Handoff Practices
  • Meghan B Lane-Fall et al. – Handoffs and transitions in critical care (HATRICC): protocol for a mixed methods study of operating room to intensive care unit handoffs

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