Hepatite C: nova combinação de drogas é aprovada pelo FDA

O Food and Drug Administration (FDA), agência americana para regulamentação de medicamentos, aprovou na última semana o vosevi para tratar adultos com genótipos crônicos 1-6 da hepatite C sem cirrose ou com cirrose leve. Vosevi é um comprimido de combinação de dose fixa, contendo duas drogas previamente aprovadas – sofosbuvir e velpatasvir – e uma …

O Food and Drug Administration (FDA), agência americana para regulamentação de medicamentos, aprovou na última semana o vosevi para tratar adultos com genótipos crônicos 1-6 da hepatite C sem cirrose ou com cirrose leve.

Vosevi é um comprimido de combinação de dose fixa, contendo duas drogas previamente aprovadas – sofosbuvir e velpatasvir – e uma nova droga, o voxilaprevir. Esse é o primeiro tratamento aprovado para pacientes que já foram tratados com sofosbuvir ou outros medicamentos inibidores da NS5A para hepatite C.

A segurança e eficácia do vosevi foi avaliada em dois ensaios clínicos de fase 3, com aproximadamente 750 adultos sem cirrose ou com cirrose leve.

O primeiro teste comparou 12 semanas de tratamento com vosevi com placebo em adultos com genótipo 1 que já haviam falhado no tratamento com um fármaco inibidor da NS5A. Todos os pacientes com genótipos 2, 3, 4, 5 ou 6 receberam vosevi.

O segundo teste comparou 12 semanas de vosevi com os fármacos previamente aprovados (sofosbuvir e velpatasvir) em adultos com genótipos 1, 2 ou 3 que anteriormente falharam no tratamento com sofosbuvir, mas não com um inibidor da NS5A.

Os resultados de ambos os ensaios demonstraram que 96-97% dos pacientes que receberam vosevi não tinham vírus detectados no sangue 12 semanas após o término do tratamento, sugerindo que a infecção havia sido curada.

Veja também: ‘Novo tratamento de Hepatite C liberado pelo Ministério da Saúde’

Recomendações e alerta

As recomendações de tratamento para vosevi são diferentes dependendo do genótipo viral e do histórico de tratamento prévio. As reações adversas mais comuns foram dor de cabeça, fadiga, diarreia e náuseas. Vosevi está contra-indicado em pacientes que tomam a droga rifampicina.

O FDA alerta também que os médicos devem examinar todos os pacientes para a hepatite B antes de iniciar o tratamento com vosevi ou antivirais de ação direta, porque foi relatada a reativação da hepatite B.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags