Leia mais:
Leia mais:
Podcast da Pebmed: dissecção da artéria vertebral. Como diagnosticar e tratar? [podcast]
Check-up Semanal: novos guidelines de sepse, aspirina na prevenção de pré-eclâmpsia e mais! [podcast]
Prasugrel melhor que ticagrelor no infarto com angioplastia
Abstinência de álcool pode reduzir AVC em pacientes com FA de início recente
Check-up Semanal: tratamentos para otite, uso de guia para intubação e mais! [podcast]

Herpes Zoster aumenta risco de AVC e IAM

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Pacientes com herpes zoster têm maior risco de sofrer acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio (IAM), especialmente no primeiro ano após a infecção e em idades mais jovens, segundo artigo publicado no Journal of the American College of Cardiology.

Um grande estudo retrospectivo de coorte utilizou um subconjunto de dados do Korean National Health Insurance para avaliar características de pacientes recém-diagnosticados com AVC, IAM e herpes zoster, que eram representativos da população em geral.

Veja também: ‘Amamentar pode diminuir risco de AVC e doença cardíaca’

Foi realizada uma análise para avaliar se o zoster afetou o risco de AVC e IAM, usando dados extraídos dos registros de 519.880 pacientes observados de 2003 a 2013. O grupo com herpes zoster apresentou um valor composto, incluindo AVC, IAM e eventos cardiovasculares, maior do que o grupo sem zoster. O risco de IAM e AVC foi maior no primeiro ano após a infecção e, depois, diminuiu.

Os índices de risco para AVC diminuíram com a idade, tendo seu pico em indivíduos com < 40 anos. O aumento do risco associado à infecção por zoster foi de 59%, 41% e 35% para IAM, eventos cardiovasculares e AVC, respectivamente.

A associação entre o herpes zoster e a ocorrência de AVC e IAM ainda é incerta. Caso uma relação possa ser estabelecida com segurança, isso terá um grande impacto na saúde pública, porque alguns casos de AVC e IAM causados por zoster poderão ser evitados com agentes antivirais e vacinação.

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar