Página Principal > Cardiologia > Herpes Zoster aumenta risco de AVC e IAM
estetoscopio sobre um eletrocardiograma

Herpes Zoster aumenta risco de AVC e IAM

Tempo de leitura: 2 minutos.

Pacientes com herpes zoster têm maior risco de sofrer acidente vascular cerebral (AVC) e infarto agudo do miocárdio (IAM), especialmente no primeiro ano após a infecção e em idades mais jovens, segundo artigo publicado no Journal of the American College of Cardiology.

Um grande estudo retrospectivo de coorte utilizou um subconjunto de dados do Korean National Health Insurance para avaliar características de pacientes recém-diagnosticados com AVC, IAM e herpes zoster, que eram representativos da população em geral.

Veja também: ‘Amamentar pode diminuir risco de AVC e doença cardíaca’

Foi realizada uma análise para avaliar se o zoster afetou o risco de AVC e IAM, usando dados extraídos dos registros de 519.880 pacientes observados de 2003 a 2013. O grupo com herpes zoster apresentou um valor composto, incluindo AVC, IAM e eventos cardiovasculares, maior do que o grupo sem zoster. O risco de IAM e AVC foi maior no primeiro ano após a infecção e, depois, diminuiu.

Os índices de risco para AVC diminuíram com a idade, tendo seu pico em indivíduos com < 40 anos. O aumento do risco associado à infecção por zoster foi de 59%, 41% e 35% para IAM, eventos cardiovasculares e AVC, respectivamente.

A associação entre o herpes zoster e a ocorrência de AVC e IAM ainda é incerta. Caso uma relação possa ser estabelecida com segurança, isso terá um grande impacto na saúde pública, porque alguns casos de AVC e IAM causados por zoster poderão ser evitados com agentes antivirais e vacinação.

*Esse artigo foi revisado pelo médico Eduardo Moura.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.