Hidratação vigorosa versus padrão no manejo da pancreatite aguda

Um ensaio clínico randomizado recentemente foi realizado para avaliar a hidratação agressiva versus padrão no manejo inicial da pancreatite aguda.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Queremos saber a sua opinião! Gostou de ouvir essa notícia em áudio? Clique aqui e responda nossa pesquisa.

A pancreatite aguda é uma das principais causas de hospitalização por doença gastrointestinal nos Estados Unidos, contabilizando mais de 275.000 hospitalizações e 2,6 bilhões de dólares por ano em custos diretos. Nenhuma terapia farmacológica demonstrou impactar o curso da pancreatite aguda e seu tratamento permanece de suporte.

A hidratação intravenosa agressiva precoce é recomendada para o tratamento agudo da pancreatite, embora os ensaios randomizados não tenham documentado o benefício. Um ensaio clínico randomizado publicado no The American Journal Of Gastroenterology recentemente foi realizado para avaliar a hidratação agressiva versus padrão no manejo inicial da pancreatite aguda.

Como critérios de inclusão do estudo foram considerados pacientes avaliados no departamento de emergência do Los Angeles County+University of Southern California Medical Center com pancreatite aguda de acordo com dois dos três critérios: 1) dor abdominal epigástrica; 2) amílase ou lipase elevada > 3 vezes o limite superior do valor normal; 3) imagem consistente com pancreatite aguda. Os pacientes elegíveis foram randomizados em uma proporção de 1:1 para receber hidratação intravenosa padrão versus agressiva com solução de Ringer com lactato.

O desfecho primário avaliado foi a melhora clínica em 36 h, definida como a combinação de diminuição do hematócrito, nitrogênio ureico sanguíneo e creatinina; melhora da dor; e tolerância à dieta oral.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Foram avaliados 60 pacientes com pancreatite aguda. A média de idade dos pacientes foi de 45 anos, a maioria (75%) era do sexo masculino e apenas 14 (23%) apresentaram comorbidades. Hipertensão (n=6), diabetes mellitus (n=4), hiperlipidemia (n=1), doença arterial coronariana (n=1), doença pulmonar obstrutiva crônica (n=1) e HIV (n=1) foram as comorbidades observadas.

Uma maior proporção de pacientes tratados com hidratação agressiva versus padrão apresentaram melhora clínica em 36 h (70 versus 42%, p=0,03). A taxa de melhora clínica foi maior com a hidratação agressiva versus padrão (hazard ratio ajustado: 2,32; intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,21 a 4,45).

A síndrome de resposta inflamatória sistêmica persistente ocorreu com menor frequência com hidratação agressiva (7,4 versus 21,1%; odds ratio [OR] ajustado: 0,12; IC 95%: 0,02 a 0,94), assim como hemoconcentração (11,1 versus 36,4%; OR ajustado: 0,08; IC 95%: 0,01 a 0,49). Nenhum paciente desenvolveu sinais de sobrecarga de volume.

A partir desses resultados, o estudo concluiu que a hidratação intravenosa agressiva precoce com a solução de Ringer com lactato acelerou a melhora clínica em pacientes com pancreatite aguda leve, reduzindo a ocorrência de hemoconcentração e síndrome de resposta inflamatória sistêmica persistente.

Veja também: ‘Pancreatite Aguda: quando e como começar a nutrir?’

Referências:

  • Buxbaum J, Quezada M, Da B, Jani N, Lane C, Mwengela D, et al. Early Aggressive Hydration Hastens Clinical Improvement in Mild Acute Pancreatitis. Am J Gastroenterol. 2017 May;112(5):797-803. doi: 10.1038/ajg.2017.40. Epub 2017 Mar 7.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades