Leia mais:
Leia mais:
Indicações das vacinas contra o HPV no Brasil
Aberta consulta pública para inclusão de cinco medicamentos contra o câncer no rol da ANS
Quiz: Paciente pediátrico com queixa de dispneia aos pequenos e médios esforços. Qual o diagnóstico?
Quiz: Paciente refere quadro de dor abdominal, epigastralgia e náuseas. Qual o diagnóstico?
Quiz: Paciente com quadro de celulite em hemiface à esquerda dá entrada na emergência

Hospitais gerais usam dose maior de radiação na TC de crianças

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O exame de imagem por tomografia computadorizada (TC) é um dos métodos não-invasivos mais usados para se chegar ao diagnóstico médico, principalmente em casos de suspeita de doenças ósseas, musculares, tumores, lesões e coágulos, além de servir como orientação em procedimentos cirúrgicos, biópsias etc. No entanto, se a TC não for aplicada corretamente, a exposição à radiação pode aumentar o risco no desenvolvimento de câncer. Em pacientes pediátricos, os efeitos do contato prolongado com tomografia podem ser mais danosos.

tomografia TC

Tomografia computadorizada em pacientes pediátricos

A fim de investigar e comparar doses de radiação na TC de diversos centros hospitalares, gerais e pediátricos, um grupo de pesquisadores nos Estados Unidos aplicou um estudo com base no banco de dados National Radiology Data Registry. A pesquisa levou em consideração três tipos de TC: imagem do crânio sem contraste, exame de tórax sem contraste e abdome-pélvis com contraste.

Leia maisExposição à radiação diagnóstica aumenta o risco de câncer de tireoide?

O levantamento foi realizado entre 2016 e 2017 e os resultados foram publicados no início de fevereiro de 2019 no periódico RSNA Radiology. O estudo retrospectivo analisou 239.622 tomografias computadorizadas aplicadas em 519 hospitais. Os participantes tinham idade média de 12 anos (entre 0 e 21 anos).

Resultados

Os pesquisadores concluíram que os níveis de radiação eram significantemente menores em centros pediátricos em comparação com hospitais gerais. As variações radioativas foram menores em todas as TCs de cérebros analisadas em hospitais pediátricos, menores também em 42 de 54 TCs em tórax (78%) e em 48 de 54 (89%) nos exames de abdomen-pelvis nessas instituições de saúde.

O estudo concluiu que os hospitais gerais necessitam rever os níveis de radiação e melhor calibrados para pacientes pediátricos.

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

Referências:

  • Radiation Dose for Pediatric CT: Comparison of Pediatric versus Adult Imaging Facilities. Keith J. StraussElanchezhian SomasundaramDebapriya SenguptaJennifer R. Marin, and Samuel L. Brady
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.