Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Imunologia / Imunizações: da infância à fase adulta – um e-book completo!
médico aplicando vacina de acordo com o calendário de imunizações

Imunizações: da infância à fase adulta – um e-book completo!

Esse conteúdo é exclusivo para
usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

Hoje, queremos oferecer um presente para vocês. Um tema muito relevante na medicina é o de imunizações. Existem diversos debates acerca da temática e quando nos vemos no meio de uma pandemia causada por um vírus, conseguimos perceber o quanto é necessário falarmos, estudarmos e entendermos.

O e-book é elaborado pelos Doutores Durval Alex Gomes Costa e Carlos Eduardo Carlomagno, professores da Medcel.

O que eu verei neste e-book?

Imunizações: aspectos gerais

Na primeira parte, você terá uma visão geral das imunizações, entendendo os mitos e verdes sobre imunizações e todo o contexto ao redor do assunto, já que existem inúmeros grupos antivacinas e há conteúdos na internet que fomentam este tipo de ideia, nascidos de conceitos errados, como de que a vacine tríplice viral causaria autismo em crianças. Por isso, outros pontos devem ser considerados, como qual o melhor tipo de imunização, o momento certo para imunização duradoura, os efeitos colaterais das vacinas e os riscos em situações diversas na vida das pessoas.

Imunizações além da infância

Nesta parte, o professor trará pontos considerando como o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) é reconhecido como bem completo, em comparação a outros programas pelo mundo, também pelo fato de as vacinas serem fornecidas gratuitamente pelo SUS, o que obriga qualquer entrada de vacina nova a ser exaustivamente discutida, dado impacto na sociedade e o custo de manutenção. Por isso, a discussão principal será em torno de esquemas de vacinação baseado no PNI, que é o mais cobrado em concursos e provas.

Acesse também: Veja o calendário vacinal do Ministério da Saúde para 2020

Vacinação infantil

Aqui, falaremos sobre como a vacinação é uma das principais estratégias de proteção individual e coletiva contra as doenças infecciosas mais prevalentes na comunidade, além de ser um dos pilares da puericultura, sendo bastante questionada em provas de residência – principalmente o calendário de vacinação oferecido pela rede pública, que é o mais comumente cobrado nas provas de residência.

Novas vacinas

Por fim, traremos um panorama sobre o longo caminho na produção de novas imunizações, usando como exemplo, além de outras doenças, o novo coronavírus (Covid-19), entendendo o motivo da demora para a criação dessa nova vacina e como ela é feita, desde a identificação do agente etiológico até a produção e comercialização.

Baixe agora!

Através deste link, você terá acesso a este e-book completo de forma totalmente gratuita. Considerando o tempo que vivemos, é certo que este assunto será cada vez mais cobrado em provas de residência e, por isso, este material te ajudará muito – além de ser um conteúdo completo que você usará por toda a sua carreira médica. Aproveite e depois conta para gente o que achou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.