Leia mais:
Leia mais:
O cuidado sobre a espiritualidade frente a pessoa com câncer
PEBMED e HA: telemedicina e o cuidado no uso nocivo de substâncias [podcast]
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
Linfoma Não Hodgkin: o que você precisa saber
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]

Imunoterapia ligada a maior incidência de doenças auto-imunes

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

As drogas imunoterápicas estão sendo consideradas um avanço no tratamento de pacientes com câncer. No entanto, com a expansão do seu uso, médicos e pesquisadores estão descobrindo que a imunoterapia está relacionada com maior incidência/risco de doenças auto-imunes.

A terapia, que usa o próprio sistema imunológico do corpo para combater o câncer, também pode estimular o sistema imunológico a atacar intestinos, fígado, pulmões, rins, glândulas adrenais e pituitária, pâncreas e, em casos raros, coração.

Médicos da Universidade de Yale encontraram evidências de que imunoterapia está causando um novo tipo de diabetes de início agudo, com pelo menos 17 casos até agora. Em clínicas de câncer em todo o mundo diversos outros efeitos colaterais estão aparecendo. Certas terapias causam reações severas em quase 20% dos pacientes. Quando os tratamentos são usados em combinação, mais de metade dos pacientes pode ter reações.

Outro artigo publicado no New England Journal of Medicine mostrou que o uso de drogas imunoterápicas comportava um risco de efeitos colaterais severos, hospitalização obrigatória ou 54% de risco de vida.

Veja também: ‘Medicina de Precisão no tratamento de câncer terminal’

Em contrapartida, estudos recentes têm encontrado resultados cada vez mais positivos no tratamento do câncer, com os farmacos nivolumabe e ipilimumabe. Para os apoiadores da imunoterapia, conviver com diabetes, hepatite ou outra doença auto-imune é melhor do que a alternativa, morrer de câncer.

A eficácia dos fármacos de imunoterapia e os seus efeitos secundários estão intimamente ligados pelos mesmos mecanismos biológicos. Por isso, pesquisadores americanos acreditam que esses resultados mostram que a medicina deve ser mais vigilante com estas drogas, realizando mais pesquisas sobre reações adversas e como tratá-las.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://www.nytimes.com/2016/12/03/health/immunotherapy-cancer.html?rref=collection%2Fsectioncollection%2Fhealth&action=click&contentCollection=health&region=rank&module=package&version=highlights&contentPlacement=1&pgtype=sectionfront
  • https://www.jwatch.org/fw112314/2016/12/05/cancer-immunotherapies-may-send-immune-system-overdrive?query=pfw&jwd=000020039906&jspc=IM
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.