Incontinência urinária: revisão do JAMA indica condutas para avaliação e tratamento

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Journal of the American Medical Association publicou recentemente uma revisão sobre incontinência urinária em mulheres, condição de saúde comum, que pode atingir entre 10 e 20% dessa população.

Avaliação inicial

A avaliação inicial deve se concentrar na compreensão do efeito da incontinência sobre a qualidade de vida, os objetivos e preferências do paciente para o tratamento, os resultados de tratamentos anteriores e a presença de condições concomitantes, como o prolapso de órgãos pélvicos. Infecção e hematúria precisam ser descartadas.

Recomendações de tratamento

Na ausência de infecção urinária ou outra patologia grave (como câncer ou doença neurológica) associada à incontinência urinária, recomenda-se iniciar exercícios para o músculo pélvico e modificações de estilo de vida adequadas ao paciente para reduzir os sintomas. Essas recomendações incluem perda de peso, hidratação adequada e intervalos regulares de micção que reduzem os episódios de incontinência de urgência.

Intervenção farmacológica

Os medicamentos para incontinência de urgência, com reavaliação oportuna dos sintomas, podem ser iniciados sem avaliação extensiva. Os tratamentos especializados incluem toxina butinolina tipo A e neuromoduladores percutâneos ou implantados.

No começo do ano, a ACP atualizou suas diretrizes para o tratamento clínico da incontinência urinária em mulheres. Veja aqui os principais pontos.

Cirurgia

A cirurgia de incontinência por estresse está associada à melhora dos sintomas em 48% a 90% das mulheres e apresenta baixas taxas de complicações (<5%).

Importante: a incontinência urinária é comum nas mulheres, mas os dados mostram que apenas 25% procuram tratamento, apesar das muitas opções efetivas. Médicos devem priorizar a detecção da condição, identificar e tratar os fatores modificáveis, incorporar a preferência do paciente na avaliação e tratamento, iniciar terapia conservadora e, quando ineficaz, encaminhar o paciente a especialistas.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Lukacz ES, Santiago-Lastra Y, Albo ME, Brubaker L. Urinary Incontinence in WomenA Review. JAMA. 2017;318(16):1592–1604. doi:10.1001/jama.2017.12137
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar