Leia mais:
Leia mais:
CDI subcutâneo: uma alternativa viável na prevenção de morte súbita
Dispositivos cardíacos implantáveis: fatores de risco para infecções
CDI em pacientes com insuficiência cardíaca sistólica não isquêmica
Indicações do implante de cardiodesfibrilador como prevenção de Morte Súbita

Indicações do implante de cardiodesfibrilador como prevenção de Morte Súbita

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

No último artigo, conversamos sobre as indicações clássicas de implante de marcapassos cardíacos. Hoje, seguindo a linha ainda dentro deste pensamento, vamos discutir sobre as indicações clássicas do implante do cardiodesfibrilador, também conhecido pela sigla CDI.

Prevenção Primária de Morte Súbita Cardíaca em Pacientes Portadores de Cardiopatia Estrutural

A morte súbita cardíaca constitui causa importante de óbito em pacientes portadores de cardiopatias e disfunção de VE, e a grande maioria dos eventos é desencadeada por arritmias malignas, como FV e TV. Diversos estudos comprovaram a capacidade preventiva destes eventos após o implante, de modo que se tornaram uma estratégia profilático-terapêutica importantíssima para os pacientes.

A indicação classe I é válida para pacientes sobreviventes de IAM há mais de 40 dias, ou portadores de cardiopatia isquêmica crônica já com tratamento clínico otimizado e sem perspectiva cirúrgica, ou e expectativa de vida menor do que 1 ano, associada a uma das seguintes condições:

  1. FE ≤ 35% e classe funcional III – IV (nível A);
  2. FE ≤ 30% e classe funcional I, II ou III (nível A);
  3. FE ≤ 40%, TV não sustentada espontânea, e TV sustentada indutível ao estudo eletrofisiológico (nível B).
  4.  Prevenção Secundária de Morte Súbita Cardíaca em Pacientes Portadores de Cardiopatia Estrutural

Eventos arritmogênicos malignos apresentam grande taxa de recorrência em pacientes com episódios prévios de PCR, especialmente elevados principalmente nos primeiros 6 a 12 meses, chegando a taxas de 10% neste período.

Leia mais: Marcapasso está indicado em idosos com síncope e bloqueio bifascicular

A prevenção secundária da morte súbita cardíaca se inicia no tratamento farmacológico base da IC, por meio do arsenal beta-bloqueador, iECA, BRA e estatinas. Por muitos anos, o tratamento com antiarrítmicos também foi parte importante da prevenção, mas foi a introdução do CDI o principal avanço neste ponto. As indicações de classe I são:

  1. 1. PCR por TV/FV de causa não-reversível, com FE ≤ 35%, com expectativa de vida de pelo menos 1 ano (nível A);
  2. 2. TV sustentada, com instabilidade hemodinâmica ou síncope, de causa não reversível, com FE ≤ 35% e expectativa de vida de pelo menos 1 ano (nível A).

São indicações mais fáceis de guardar do que as dos marcapassos, certo? Mas é sempre revisando os casos, tanto previamente quanto reforçando as indicações de nossos pacientes, que cada vez mais conseguimos nos familiarizar com elas.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.