Leia mais:
Leia mais:
A relevância da vacinação contra a gripe durante a pandemia de Covid-19: novas atualizações
Vírus respiratórios: quais são eles?
Segurança e imunogenicidade da coadministração de vacinas contra Covid-19 e Influenza
Medidas de distanciamento social diminuíram circulação de outros vírus respiratórios, indica estudo
Influenza: Ministério da Saúde amplia vacinação para toda a população brasileira

Influenza 2018: o que precisamos saber

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Com a chegada do outono, começamos a lidar com uma redução da temperatura e da umidade relativa do ar. Dessa forma, entramos no período de maior risco para doenças infecciosas que tipicamente acometem o trato respiratório, como gripes e resfriados. Já estamos durante a fase de campanha de vacinação contra influenza, indicada para: crianças de 6 meses a 5 anos de idade, maiores de 60 anos, profissionais de saúde, população do sistema carcerário, etc. Esses grupos chegam a representar quase 25% da população do país.

Expectativas

Nossas dificuldades envolvem os subtipos de vírus e a cobertura vacinal. Por quê? No início do ano, no hemisfério norte, tivemos muitos casos de H3N2 e a vacina para este subtipo é de difícil desenvolvimento em parte por mutações pontuais. Além disso, para este subtipo, os quadros parecem ter sido mais graves com maior necessidade de hospitalização e maior número de óbitos, sobretudo na população mais sujeita a isso: idosos e portadores de doenças crônicas.

Influenza: CDC atualiza normas de prevenção não-farmacológica

Brasil

Tivemos casos de H1N1 em Goiás e outras cidades do Centro-Oeste. No Sudeste, o H3N2 parece ser predominante. As vacinas que estão sendo aplicadas aqui no Brasil parecem ser mais eficazes na cobertura do H3N2 do que a que foi aplicada nos EUA e Europa antes do inverno há cerca de 6 meses. A vacina também parece ser bem eficaz contra o H1N1.

É importante lembrar que quando se trata de influenza, é importante estar muito atento. Principalmente se olharmos para os últimos 10 anos, o comportamento do vírus e suas epidemias/pandemias podem nos surpreender.

Tenha sempre condutas atualizadas na sua mão! Baixe gratuitamente o Whitebook.

Autor:

Referências:

  • Boletim SBI abril 2018 – editorial por Sérgio Cimerman (pág 1) e Nancy Bellei (pág 13);
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.