Inteligência artificial pode melhorar seleção espermática para FIV?

O desejo de gravidez para um casal infértil é como um sonho. As inovações possíveis em FIV é o que tornam esse sonho cada vez real.

O desejo de gravidez para um casal infértil é como um presente esperado com grande ansiedade. Todas as inovações possíveis em FIV para abreviar o tempo de espera, melhorar a qualidade de embriões, sêmen e óvulos é o que tornam esse sonho cada vez real.

No início as seleções eram feitas completamente com critérios baseados no olhar humano. Entretanto, desde os anos 1990 o uso de Inteligência Artificial tem colaborado muito com a Medicina Reprodutiva. Algoritmos computadorizados têm sido utilizados na seleção de gametas de melhor qualidade inicial e que guardam características com melhores resultados pós fertilização.

Leia também: Fertilidade e reprodução em sobreviventes de câncer de mama

Inteligência artificial pode melhorar seleção espermática para FIV?

Estudo recente

Num estudo publicado na Fertility and Sterility em fevereiro de 2021 o autor estudou o pH intracelular espermático a partir de um algoritmo criado para usar citometria de fluxo com árvore de decisão para seleção dos gametas usando inteligência artificial demonstrando que pode haver relação com sucesso maior ou menor na realização de FIV mesmo em homens normoespermáticos.

Levando em consideração o número reduzido de óvulos coletados numa punção feminina, se pudermos colocar juntos os melhores espermatozoides com os melhores óvulos, a taxa de fertilização pode melhorar ainda mais, levando ao sucesso da tão esperada gravidez.

Conclusão

A colaboração entre médicos, biólogos, cientistas computacionais, Inteligência Artificial e bioestatísticos podem elevar as taxas de sucesso num procedimento ainda restrito em nosso país, garantindo melhores resultados.

Saiba mais: Usar metformina em SOP em reprodução assistida aumenta a chance de gravidez?

A árvore de decisão para seleção de gametas e a avaliação de pH intraespermática ainda não estão disponíveis para uso clínico, mas representam uma luz que brilha intensa no final do túnel que leva a tão esperada gravidez para casais inférteis.

Referências bibliográficas:

  • Patel DP, et al. Can artificial intelligence drive optimal sperm selection for in vitro fertilization? Fertility and Sterility. 2021. doi: 1016/j.fertnstert.2021.02.004

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.