Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Medicina Interna / Intervenções breves em consultas de atenção básica ajudam na perda de peso

Intervenções breves em consultas de atenção básica ajudam na perda de peso

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Uma intervenção de 30 segundos em pacientes obesos durante as visitas de atenção básica mostrou-se eficaz na promoção da perda de peso, de acordo com um estudo da Lancet.

500x120-rosa

Obesidade é uma causa comum de diversas doenças. As diretrizes atuais recomendam que os médicos ofereçam aconselhamento breve para motivar a perda de peso. No entanto, os profissionais raramente intervêm, devido à barreiras como falta tempo, conhecimento insuficiente, crença de que a intervenção seria ineficaz e medo de ofender o paciente.

Cerca de 1.900 obesos (IMC de 30 ou mais) participaram deste novo estudo randomizado da Lancet. Médicos de atenção básica atribuíram aos participantes, aleatoriamente (1:1), uma de duas intervenções de 30 segundos:

1) Na ativa, o profissional ofereceu encaminhamento para um grupo de controle de peso (12 sessões de 1h cada, uma vez por semana) e, quando a opção foi aceita, ele garantiu que o paciente fizesse uma consulta e ofereceu acompanhamento.

2) Na intervenção de controle, o médico aconselhou os pacientes sobre os benefícios da perda de peso para a saúde.

Veja também: ‘6 recomendações para prevenir obesidade e transtornos alimentares em adolescentes’

Após 12 meses, a variação média de peso em relação aos valores basais foi de 2,4 kg no primeiro grupo e de 1,0 kg no segundo. Mais de 80% dos pacientes consideraram a intervenção como “adequada e útil”.

Com base nos resultados, os pesquisadores concluíram que uma intervenção oportunista bem informada, muito breve, fornecida pelo médico, é aceitável para os pacientes e uma forma eficaz de reduzir o peso médio da população.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER6

Referências:

  • https://thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(16)31893-1/fulltext

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.