ISICEM 2022: professor Jean-Louis Vincent compartilhou experiências vividas com covid-19

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Hoje começou o 41st International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine (ISICEM 2022), um dos maiores encontros da área no mundo. O evento está ocorrendo em Bruxelas (Bélgica) e vamos compartilhar a cobertura em tempo real no Twitter e aqui no Portal PEBMED.

Pela manhã, tivemos a live de abertura com o professor Jean-Louis Vincent e Fabio Tacone, além de duas palestras com lançamento simultâneo de artigos em revistas importantes.

mulher com covid-19 e sua experiencia

Experiências com covid-19

O professor Vincent palestrou sobre as experiências vividas com covid-19, com foco no que fizemos bem e no que poderíamos melhorar. Ele tem uma publicação recente sobre o tema. Foram compartilhados os 4 P’s, em que falava os pontos positivos e negativos de cada área.

Preparação

Pontos positivos: usar outras áreas do hospital como terapia intensiva e distribuição de recursos. Pontos negativos: não melhoramos os recursos quando estávamos no período pré-pandêmicos; suporte psicológico precário em alguns centros.

Progresso

Pontos positivos: Entendemos alterações fisiopatológicas; melhoramos o manejo; benefícios dos corticoides.

Pontos negativos: não teve colaboração internacional suficiente; muito entusiasmo com hidroxicloroquina; poucos ensaios clínicos randomizados em intervenções terapêuticas.

Personalização

Pontos positivos: foco na resposta individual.

Pontos negativos: muita ênfase em síndrome do desconforto respiratório agudo; pouca atenção a perfusão tecidual; pouco uso de biomarcadores para guiar terapia.

Priorização

Pontos positivos: criação de mais guidelines.

Pontos negativos: triagem precária; aceitação do “chegou primeiro, atende primeiro”.

Para os próximos dias, vamos ficar atentos às novidades. O programa científico conta com 779 apresentações, incluindo workshops, tutoriais, casos clínicos, mesas redondas, dentre outros formatos. Fiquem ligados na cobertura, que traremos os pontos mais importantes para a prática clínica.

Mais do ISICEM 2022:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
#Vincent JL, et al. COVID-19: What we’ve done well and what we could or should have done better—the 4 Ps. Critical Care volume 25, Article number: 40 (2021) https://doi.org/10.1186/s13054-021-03467-y
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.